Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75107
Tipo: TCC
Título : Memória escolar de jovens e adultos da EJA
Autor : Saraiva, Rosiane Sousa
Tutor: Lustosa, Francisca Geny
Palabras clave en portugués brasileño: Educação de Jovens e Adultos;Memórias;Discentes
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2014
Citación : SARAIVA, Rosiane Sousa. Memória escolar de jovens e adultos da EJA. 2014. 64 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como foco, conhecer quais são as memórias que os discentes guardam e suas trajetórias de vidas escolares e, em específico, identificar as contribuições que os docentes podem oferecer à aprendizagem discente, na perspectiva dos próprios alunos, e, entender quais são as motivações que levam jovens, adultos e idosos a frequentarem a escola. O referencial teórico utilizado contempla as obras de autores como Paulo Freire (1997), Melucci (2004) Rummert (2007), Prado e Soligo (2005), além de referências à Constituição (1988), As Diretrizes Curriculares Nacionais e a LDBEN (1996) que tratam da modalidade da EJA. A investigação foi realizada por meio da abordagem teórico-metodológica, com a utilização da pesquisa qualitativa, buscando as significações dos sujeitos sobre os fenômenos e processos experienciados. O trabalho de campo foi desenvolvido através de observação participativa e realização de entrevistas de caráter semiestruturado com os discentes da EJA I e II, em um projeto educacional vinculado a uma instituição particular e uma escola pública, respectivamente. Participaram das entrevistas 14 (quatorze) alunos, sendo sete em cada local, durante os meses de setembro e outubro de 2014 no município de Fortaleza. Na análise e discussão dos dados, utilizamos as perguntas feitas nas entrevistas para realizar a categorização e assim conseguimos interpretação as resultados. Considerando o que foi respondido pelos discentes, os resultados desse estudo evidenciam, de uma forma mais geral, que as memórias dos estudantes e mudanças vividas pelos alunos são positivas, havendo depoimentos contrários sobre certos aspectos, mas ressaltamos a importância desses relatos para os discentes se reconhecerem. E, especificando, que o contexto familiar, o desinteresse, o trabalho e o contexto escolar aparecem como sendo os causadores do afastamento dos estudos. A vontade de aprender surgiu como principal motivação para o retorno a escola e, o acolhimento recebido tem sido, também, motivo para permanência dos discentes nela. Os docentes conseguem contribuir positivamente com a aprendizagem de seus alunos, principalmente quando executam bom trabalho e mantem uma relação de proximidade com os aprendizes. Por outro lado, destacamos que os alunos não reconhecem suas principais necessidades no tocante à aprendizagem, o que têm aprendido nas escolas tem sido suficiente para eles.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75107
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3508510587402893
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-6143-9549
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9802514363178311
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_tcc_rssaraiva.pdf487,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.