Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLustosa, Francisca Geny-
dc.contributor.authorSaraiva, Rosiane Sousa-
dc.date.accessioned2023-11-29T12:00:11Z-
dc.date.available2023-11-29T12:00:11Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSARAIVA, Rosiane Sousa. Memória escolar de jovens e adultos da EJA. 2014. 64 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75107-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMemória escolar de jovens e adultos da EJApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como foco, conhecer quais são as memórias que os discentes guardam e suas trajetórias de vidas escolares e, em específico, identificar as contribuições que os docentes podem oferecer à aprendizagem discente, na perspectiva dos próprios alunos, e, entender quais são as motivações que levam jovens, adultos e idosos a frequentarem a escola. O referencial teórico utilizado contempla as obras de autores como Paulo Freire (1997), Melucci (2004) Rummert (2007), Prado e Soligo (2005), além de referências à Constituição (1988), As Diretrizes Curriculares Nacionais e a LDBEN (1996) que tratam da modalidade da EJA. A investigação foi realizada por meio da abordagem teórico-metodológica, com a utilização da pesquisa qualitativa, buscando as significações dos sujeitos sobre os fenômenos e processos experienciados. O trabalho de campo foi desenvolvido através de observação participativa e realização de entrevistas de caráter semiestruturado com os discentes da EJA I e II, em um projeto educacional vinculado a uma instituição particular e uma escola pública, respectivamente. Participaram das entrevistas 14 (quatorze) alunos, sendo sete em cada local, durante os meses de setembro e outubro de 2014 no município de Fortaleza. Na análise e discussão dos dados, utilizamos as perguntas feitas nas entrevistas para realizar a categorização e assim conseguimos interpretação as resultados. Considerando o que foi respondido pelos discentes, os resultados desse estudo evidenciam, de uma forma mais geral, que as memórias dos estudantes e mudanças vividas pelos alunos são positivas, havendo depoimentos contrários sobre certos aspectos, mas ressaltamos a importância desses relatos para os discentes se reconhecerem. E, especificando, que o contexto familiar, o desinteresse, o trabalho e o contexto escolar aparecem como sendo os causadores do afastamento dos estudos. A vontade de aprender surgiu como principal motivação para o retorno a escola e, o acolhimento recebido tem sido, também, motivo para permanência dos discentes nela. Os docentes conseguem contribuir positivamente com a aprendizagem de seus alunos, principalmente quando executam bom trabalho e mantem uma relação de proximidade com os aprendizes. Por outro lado, destacamos que os alunos não reconhecem suas principais necessidades no tocante à aprendizagem, o que têm aprendido nas escolas tem sido suficiente para eles.pt_BR
dc.subject.ptbrEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.ptbrMemóriaspt_BR
dc.subject.ptbrDiscentespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3508510587402893pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6143-9549pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9802514363178311pt_BR
local.date.available2023-11-28-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_rssaraiva.pdf487,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.