Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75104
Tipo: | TCC |
Título: | Nossos lugares no mundo: uma experiência online de trocas culturais no Ensino Fundamental |
Autor(es): | Lima, Mixilene Sales Santos |
Orientador: | Castro Filho, José Aires de |
Palavras-chave em português: | Tecnologia na educação;Cultura digital;Pluralidade cultural |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2011 |
Citação: | LIMA, Mixilene Sales Santos. Nossos lugares no mundo: uma experiência online de trocas culturais no Ensino Fundamental. 2011. 48 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. |
Resumo: | A sociedade passa por um desenvolvimento cultural marcado pela cultura digital. Esta influencia o modo como as pessoas se comunicam, trocam informações e aprendem. Tal fato apresenta-se como um novo desafio para a educação. Diante disso, a escola, além de trabalhar com a pluralidade cultural constituinte de seu espaço, deve perceber a necessidade da inclusão digital dos seus alunos e assim, trabalhar esses pontos conjuntamente, constituindo uma nova proposta educacional. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta o projeto Nossos Lugares no Mundo, desenvolvido no primeiro semestre de 2011 pelo grupo de pesquisa PROATIVA em duas escolas do Ceará, contando com a participação de duas turmas de 5a ano do Ensino Fundamental das escolas selecionadas e dois estudantes universitários norte americanos. O trabalho tem como objetivos: apresentar uma discussão acerca da pluralidade cultural existente na sociedade e na escola; discutir a inserção da cultura digital como novo suporte de ensino, explicitando as trocas culturais provenientes desta inclusão; expor possibilidades de inclusão da pluralidade cultural e das TIC no ambiente escolar. A partir dos objetivos é descrito todo o desenvolvimento do projeto, no qual foi possível observar e reconhecer possibilidades de utilização e benefícios das tecnologias digitais no contexto escolar, de modo a proporcionar o debate sobre as diferenças sócio-culturais existentes entre estudantes de cidades distintas, promovendo uma abordagem interdisciplinar e cultural, como destaca os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Com isso, é valido ressaltar a riqueza do projeto, haja vista que ofereceu a duas turmas um contato online, na qual foi possível reconhecer e identificar aspectos culturais existentes em ambas as culturas. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75104 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/0396026495635323 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0003-4611-0961 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_tcc_msslima.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.