Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75104
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Castro Filho, José Aires de | - |
dc.contributor.author | Lima, Mixilene Sales Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T11:56:05Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T11:56:05Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Mixilene Sales Santos. Nossos lugares no mundo: uma experiência online de trocas culturais no Ensino Fundamental. 2011. 48 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75104 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Nossos lugares no mundo: uma experiência online de trocas culturais no Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A sociedade passa por um desenvolvimento cultural marcado pela cultura digital. Esta influencia o modo como as pessoas se comunicam, trocam informações e aprendem. Tal fato apresenta-se como um novo desafio para a educação. Diante disso, a escola, além de trabalhar com a pluralidade cultural constituinte de seu espaço, deve perceber a necessidade da inclusão digital dos seus alunos e assim, trabalhar esses pontos conjuntamente, constituindo uma nova proposta educacional. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta o projeto Nossos Lugares no Mundo, desenvolvido no primeiro semestre de 2011 pelo grupo de pesquisa PROATIVA em duas escolas do Ceará, contando com a participação de duas turmas de 5a ano do Ensino Fundamental das escolas selecionadas e dois estudantes universitários norte americanos. O trabalho tem como objetivos: apresentar uma discussão acerca da pluralidade cultural existente na sociedade e na escola; discutir a inserção da cultura digital como novo suporte de ensino, explicitando as trocas culturais provenientes desta inclusão; expor possibilidades de inclusão da pluralidade cultural e das TIC no ambiente escolar. A partir dos objetivos é descrito todo o desenvolvimento do projeto, no qual foi possível observar e reconhecer possibilidades de utilização e benefícios das tecnologias digitais no contexto escolar, de modo a proporcionar o debate sobre as diferenças sócio-culturais existentes entre estudantes de cidades distintas, promovendo uma abordagem interdisciplinar e cultural, como destaca os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Com isso, é valido ressaltar a riqueza do projeto, haja vista que ofereceu a duas turmas um contato online, na qual foi possível reconhecer e identificar aspectos culturais existentes em ambas as culturas. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Pluralidade cultural | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/0396026495635323 | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4611-0961 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 | pt_BR |
local.date.available | 2023-11-28 | - |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_tcc_msslima.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.