Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro Filho, José Aires de-
dc.contributor.authorLima, Mixilene Sales Santos-
dc.date.accessioned2023-11-29T11:56:05Z-
dc.date.available2023-11-29T11:56:05Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationLIMA, Mixilene Sales Santos. Nossos lugares no mundo: uma experiência online de trocas culturais no Ensino Fundamental. 2011. 48 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75104-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNossos lugares no mundo: uma experiência online de trocas culturais no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA sociedade passa por um desenvolvimento cultural marcado pela cultura digital. Esta influencia o modo como as pessoas se comunicam, trocam informações e aprendem. Tal fato apresenta-se como um novo desafio para a educação. Diante disso, a escola, além de trabalhar com a pluralidade cultural constituinte de seu espaço, deve perceber a necessidade da inclusão digital dos seus alunos e assim, trabalhar esses pontos conjuntamente, constituindo uma nova proposta educacional. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta o projeto Nossos Lugares no Mundo, desenvolvido no primeiro semestre de 2011 pelo grupo de pesquisa PROATIVA em duas escolas do Ceará, contando com a participação de duas turmas de 5a ano do Ensino Fundamental das escolas selecionadas e dois estudantes universitários norte americanos. O trabalho tem como objetivos: apresentar uma discussão acerca da pluralidade cultural existente na sociedade e na escola; discutir a inserção da cultura digital como novo suporte de ensino, explicitando as trocas culturais provenientes desta inclusão; expor possibilidades de inclusão da pluralidade cultural e das TIC no ambiente escolar. A partir dos objetivos é descrito todo o desenvolvimento do projeto, no qual foi possível observar e reconhecer possibilidades de utilização e benefícios das tecnologias digitais no contexto escolar, de modo a proporcionar o debate sobre as diferenças sócio-culturais existentes entre estudantes de cidades distintas, promovendo uma abordagem interdisciplinar e cultural, como destaca os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Com isso, é valido ressaltar a riqueza do projeto, haja vista que ofereceu a duas turmas um contato online, na qual foi possível reconhecer e identificar aspectos culturais existentes em ambas as culturas.pt_BR
dc.subject.ptbrTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrCultura digitalpt_BR
dc.subject.ptbrPluralidade culturalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0396026495635323pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4611-0961pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1001172700194924pt_BR
local.date.available2023-11-28-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_msslima.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.