Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75103
Type: | TCC |
Title: | Fatores que podem implicar as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: sociais, educacionais e afetivos |
Authors: | Magalhães, Melina Martins |
Advisor: | Mamede, Inês Cristina de Melo |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Dificuldades de aprendizagem;Leitura e escrita;Ensino fundamental |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Issue Date: | 2011 |
Citation: | MAGALHÃES, Melina Martins. Fatores que podem implicar as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: sociais, educacionais e afetivos. 2011. 48 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A pesquisa teve como objetivo principal identificar os possíveis fatores que podem implicar as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita de algumas crianças. Para tal, foram consideradas as observações das crianças em relação às atividades propostas e suas produções escritas. Procurou-se abordar, no referencial teórico, as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita e os aspectos que podem interferir no processo de aprendizagem, possíveis de ser de cunho social, afetivo ou educacional, realizando-se uma discussão sobre a importância de se investigar as dificuldades de aprendizagem e suas possíveis origens. A fim de alcançar tais objetivos, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, procedendo-se a um estudo de caso, com nove crianças de três turmas de 2º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública municipal de Fortaleza. Os dados foram coletados por meio de observações, entrevistas formais e análise de atividades escritas, este último passo facilitando o acesso aos registros escritos das crianças. Verificou-se que as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita encontradas provavelmente possuem fatores causais variados e algumas delas não podem ser consideradas dificuldades de aprendizagem sem um diagnóstico mais específico. Estes dados revelam a necessidade de proceder a diagnósticos mais aprofundados acerca das dificuldades de aprendizagem, para que estas não sejam confundidas com desinteresse ou uma simples falta de atenção, bem como mostram a necessidade de investimentos na relação entre família e escola, para que as famílias possam compreender a importância social da escola, da leitura e da escrita. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75103 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9661439777664364 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7273324581703680 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_tcc_mmmagalhaes.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.