Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75070
Type: TCC
Title: Escola Estadual de Ensino Profissionalizante - uma breve análise
Authors: Moreira, Beatriz Santos
Advisor: Jorge Neto, Paulo de Melo
Keywords in Brazilian Portuguese : Ensino profissionalizante;Análise descritiva;Educação do Ceará
Keywords in English : Vocational education;Descriptive analysis;Ceará Education
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Issue Date: 2018
Citation: MOREIRA, Beatriz Santos. Escola Estadual de Ensino Profissionalizante - uma breve análise . 34 f. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo comenta, através de Análise Descritiva, os resultados obtidos pela política pública de Ensino Técnico Profissionalizante integrado ao Ensino Médio no ensino do estado do Ceará. Um resumo explicativo de como funciona uma escola de ensino profissionalizante é apresentado no decorrer do trabalho, em seguida têm-se a análise dos indicadores gerados. Objetiva-se que ao final do trabalho tenha sido repassado conhecimento de como comportou-se o programa. Do que foi observado concluiu-se que a política social, em questão, obteve crescimento em todos os indicadores do programa, especificamente, indicadores como a taxa de sucesso e custo do programa. No caso do indicador da taxa de sucesso do programa observa-se uma mudança na escolha do aluno ao final do curso de ir para uma faculdade ao invés de ir para o mercado de trabalho. E em relação aos custos do programa vê-se a trajetoria do custo que se tem por aluno, durante o periodo de 2008 a 2014.
Abstract: The present study comments, through Descriptive Analysis, the results obtained by the public policy of Vocational Technical Education integrated to the High School in the education of the state of Ceará. An explanatory summary of how a vocational school works is presented in the course of the work, followed by an analysis of the generated indicators. It is intended that at the end of the work, knowledge of how the program behaved has been passed on. From what has been observed, it was concluded that the social policy in question has achieved growth in all indicators of the program, specifically, indicators such as the success rate and cost of the program. In the case of the indicator of success rate of the program it is observed a change in the student's choice at the end of the course to go to a college instead of going to the job market. And in relation to the costs of the program, one can see the trajectory of the cost per student during the period from 2008 to 2014.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75070
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2033-5150
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7568927888412924
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_bsmoreira.pdf468,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.