Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75059
Type: Dissertação
Title: Projeto integrador: a educação ambiental como prática interdisciplinar no ensino médio
Title in English: Integrating project: environmental education as an interdisciplinary practice in high school.
Authors: Nascimento, Alzenir Herley Marques do
Advisor: Feitosa, Raphael Alves
Keywords in Brazilian Portuguese : Projetos Interdisciplinares;Educação ambiental;Metodologia de projetos;Caatinga
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::OUTROS
Issue Date: 2023
Citation: NASCIMENTO, Alzenir Herley Marques do. Projeto integrador: a educação ambiental como prática interdisciplinar no ensino médio. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição de um Projeto Integrador no processo de ensino do conteúdo de Educação Ambiental, com destaque para o bioma Caatinga, a partir de propostas interdisciplinares em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. Os Projetos Integradores acontecem quando agregam mais de uma disciplina, professores ou até área do conhecimento, são projetos que articulam vários pontos de vista e saberes, trazendo questões do dia a dia e ajudando os estudantes a perceber as conexões entre os conhecimentos escolares e o mundo real. O projeto teve caráter interdisciplinar, em que a disciplina de Biologia dialogou com os outros componentes da área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, ou seja, a Física e a Química. A pesquisa ocorreu em uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral localizada na cidade de Crateús/CE, região semiárida da Caatinga, o que justificou a ênfase nesse bioma. Como percurso metodológico optou-se pela narrativa de experiência planejada com a utilização da entrevista semiestruturada, pesquisa em documentos e de anotações em um diário de bordo como ferramentas de coletas de dados. Eu, enquanto pesquisador e Coordenador Escolar, juntamente com três professores participamos como sujeitos da pesquisa, os docentes por lecionarem as disciplinas de Biologia, Física e Química nas turmas de 1ª série da referida escola. O foco da pesquisa foi a percepção dos professores em elaborar e aplicar um Projeto Integrador. A análise dos dados seguiu a linha proposta pela hermenêutica objetiva, ciência centrada na interpretação de protocolos escritos. Posto isto, foi possível compreender que a utilização de Projetos Integradores funcionou como metodologia aplicável aos conteúdos de Ciências da Natureza e que a interdisciplinaridade foi a característica principal desenvolvida no projeto, embora os docentes tenham demonstrado dificuldade na elaboração das propostas interdisciplanares. Apesar das adversidades, todos os professores concordaram que o trabalho favoreceu a aprendizagem contextualizada de Educação Ambiental com ênfase no bioma Caatinga e que o Projeto Integrador impulsionou o Protagonismo Juvenil.
Abstract: The present research aimed to analyze the contribution of an Integrative Project in the process of teaching Environmental Education content, with emphasis on the Caatinga biome, based on interdisciplinary proposals in line with the National Common Curricular Base. Integrative Projects happen when they bring together more than one discipline, teachers or even area of knowledge, they are projects that articulate various points of view and knowledge, bringing up everyday issues and helping students to understand the connections between school knowledge and the world real. The project had an interdisciplinary character, in which the Biology discipline dialogued with the other components of the Natural Sciences area in High School, that is, Physics and Chemistry. The research took place in a Full-Time High School located in the city of Crateús/CE, semi-arid region of the Caatinga, which justified the emphasis on this biome. As a methodological path, we opted for a narrative of planned experience using semistructured interviews, document search and notes in a logbook as data collection tools. I, as a researcher and School Coordinator, together with three teachers participated as research subjects, the teachers for teaching the subjects of Biology, Physics and Chemistry in the 1st grade classes at that school. The focus of the research was the teachers' perception of developing and implementing an Integrative Project. Data analysis followed the line proposed by objective hermeneutics, a science centered on the interpretation of written protocols. Having said this, it was possible to understand that the use of Integrative Projects worked as a methodology applicable to Natural Sciences content and that interdisciplinarity was the main characteristic developed in the project, although the teachers demonstrated difficulty in preparing the interdisciplinary proposals. Despite the adversities, all teachers agreed that the work favored the contextualized learning of Environmental Education with an emphasis on the Caatinga biome and that the Integrator Project boosted Youth Protagonism.
Description in Brazilian Portuguese: Acompanha produto educacional: "Projeto integrador: a educação ambiental como prática interdisciplinar no ensino médio".
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75059
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6232780739204700
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3008-3508
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1488422394078457
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_dis_ahmnascimento.pdfDissertação3,01 MBAdobe PDFView/Open
2023_pe_ahmnascimento.pdfProduto Educacional41,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.