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Tipo: TCC
Título : Aplicação de aprendizagem profunda para detecção automática de trincas em pavimentos
Título en inglés: Deep learning application for automatic detection of pavement cracks
Autor : Nascimento, Luciana da Silva
Tutor: Nobre Júnior, Ernesto Ferreira
Palabras clave en portugués brasileño: Redes Neurais Convolucionais;Defeitos no pavimento;Detecção de trincas;YOLO;Gerenciamento de Pavimentos
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Fecha de publicación : 2022
Citación : NASCIMENTO, Luciana da Silva. Aplicação de aprendizagem profunda para detecção automática de trincas em pavimentos. 2022. 96 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: A inventariação dos defeitos do pavimento é de extrema importância pois permite aos órgãos responsáveis planejar ações de manutenção e reparação no pavimento de modo a permitir o nível adequado de eficiência e qualidade necessários para o pleno desenvolvimento das atividades econômicas e sociais no país. No entanto, esse processo de coleta de dados pode se mostrar bastante moroso e oneroso. Sendo assim, algumas técnicas de visão computacional podem auxiliar na automatização desse processo de coleta, possibilitando ainda uma redução no grau de subjetividade de algumas avaliações. Sendo assim, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de detecção automatizada das trincas no pavimento, tendo em vista que este defeito superficial evolui rapidamente para buracos, que é o defeito mais crítico para a segurança viária. Utilizou-se para essa atividade o algoritmo You Only Look Once (YOLO), em suas duas versões atuais mais estáveis, que são YOLOv3 e YOLOv4, sendo que este último foi o que apresentou melhores resultados, com dimensão da imagem de 416x416 pixels e 8000 iterações, cujas métricas gerais obtidas foram: F1-score de 0,49, IoU de 41,08% e mAP@0.50 de 47,71%
Abstract: The inventory of pavement defects is extremely important because it allows the responsible organizations to plan maintenance and repair actions on the pavement in order to allow the adequate level of efficiency and quality necessary for the full development of economic and social activities in the country. However, this data collection process can prove to be quite time consuming and costly. Therefore, some computer vision techniques can help to automate this collection process, also allowing a reduction in the degree of subjectivity of some evaluations. Therefore, the present research aims to present a proposal for automated detection of cracks in the pavement, considering that this surface defect rapidly evolves into holes, which is the most critical defect for road safety. The You Only Look Once (YOLO) algorithm was used for this activity, in its two most stable current versions, which are YOLOv3 and YOLOv4, the latter being the one that presented the best results, with an image dimension of 416x416 pixels and 8000 iterations, whose general metrics were: F1-score of 0.49, IoU of 41.08% and mAP@0.50 of 47.71%
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75030
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/3427970021550102
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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