Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNobre Júnior, Ernesto Ferreira-
dc.contributor.authorNascimento, Luciana da Silva-
dc.date.accessioned2023-11-21T22:37:29Z-
dc.date.available2023-11-21T22:37:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Luciana da Silva. Aplicação de aprendizagem profunda para detecção automática de trincas em pavimentos. 2022. 96 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75030-
dc.description.abstractThe inventory of pavement defects is extremely important because it allows the responsible organizations to plan maintenance and repair actions on the pavement in order to allow the adequate level of efficiency and quality necessary for the full development of economic and social activities in the country. However, this data collection process can prove to be quite time consuming and costly. Therefore, some computer vision techniques can help to automate this collection process, also allowing a reduction in the degree of subjectivity of some evaluations. Therefore, the present research aims to present a proposal for automated detection of cracks in the pavement, considering that this surface defect rapidly evolves into holes, which is the most critical defect for road safety. The You Only Look Once (YOLO) algorithm was used for this activity, in its two most stable current versions, which are YOLOv3 and YOLOv4, the latter being the one that presented the best results, with an image dimension of 416x416 pixels and 8000 iterations, whose general metrics were: F1-score of 0.49, IoU of 41.08% and mAP@0.50 of 47.71%pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAplicação de aprendizagem profunda para detecção automática de trincas em pavimentospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA inventariação dos defeitos do pavimento é de extrema importância pois permite aos órgãos responsáveis planejar ações de manutenção e reparação no pavimento de modo a permitir o nível adequado de eficiência e qualidade necessários para o pleno desenvolvimento das atividades econômicas e sociais no país. No entanto, esse processo de coleta de dados pode se mostrar bastante moroso e oneroso. Sendo assim, algumas técnicas de visão computacional podem auxiliar na automatização desse processo de coleta, possibilitando ainda uma redução no grau de subjetividade de algumas avaliações. Sendo assim, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de detecção automatizada das trincas no pavimento, tendo em vista que este defeito superficial evolui rapidamente para buracos, que é o defeito mais crítico para a segurança viária. Utilizou-se para essa atividade o algoritmo You Only Look Once (YOLO), em suas duas versões atuais mais estáveis, que são YOLOv3 e YOLOv4, sendo que este último foi o que apresentou melhores resultados, com dimensão da imagem de 416x416 pixels e 8000 iterações, cujas métricas gerais obtidas foram: F1-score de 0,49, IoU de 41,08% e mAP@0.50 de 47,71%pt_BR
dc.title.enDeep learning application for automatic detection of pavement crackspt_BR
dc.subject.ptbrRedes Neurais Convolucionaispt_BR
dc.subject.ptbrDefeitos no pavimentopt_BR
dc.subject.ptbrDetecção de trincaspt_BR
dc.subject.ptbrYOLOpt_BR
dc.subject.ptbrGerenciamento de Pavimentospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3427970021550102pt_BR
local.date.available2022-11-21-
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_lsnascimento.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.