Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74869
Type: TCC
Title: Análise do impacto do uso de padrões de projeto em jogos
Title in English: Analysis of the impact of using design patterns in games
Authors: Estevam, Vitor Braga
Advisor: Santos, Alysson Diniz dos
Keywords in Brazilian Portuguese : Padrões de projeto;Jogos;Manutenibilidade;Jogos eletrônicos;Jogos para computador
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Issue Date: 2022
Citation: ESTEVAM, Vitor Braga. Análise do impacto do uso de padrões de projeto em jogos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A adequada utilização de padrões de projeto é um dos fatores capazes de promover a qualidade de software desde as etapas iniciais do desenvolvimento de um sistema. O desenvolvimento de jogos digitais, em específico, lida frequentemente com prazos curtos para implementação de requisitos complexos que envolvem múltiplos domínios, como interatividade, animações, áudio, dentre outros. O objetivo deste trabalho é investigar o uso de cinco padrões de projeto (Command, Flyweight, Observer, Prototype e State) no contexto do desenvolvimento de jogos. A partir de uma análise de artigos publicados no Simpósio Brasileiro de Jogos (SBGames), este trabalho apresenta um mapeamento das mecânicas de jogos adequadas aos padrões escolhidos. Outra contribuição é a refatoração de dois jogos de pequeno porte, considerando os padrões de projeto escolhidos. A análise estática das duas versões de cada jogo permitem a discussão acerca do impacto dos padrões na manutenibilidade dos projetos.
Abstract: The proper use of design patterns may promote software quality from early stages of a project. Game development often deals with short deadlines for implementing complex features that can involve multiple areas such as interactivity, animations, and sound design. The objective of this work is to investigate the use of five design patterns (Command, Flyweight, Observer, Prototype, and State) in the game development context. Starting from an analysis of papers published at the Simpósio Brasileiro de Jogos (SBGames), this work presents a mapping between design patterns and game mechanics. As a proof of concept, it presents the refactoring of two small games, taking the mapping as a reference and running static code analysis on the projects, which enables a discussion about the impact of design patterns in the maintainability of these projects.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74869
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5059869348001015
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/8463540065575491
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_vbestevam.pdf425,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.