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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSantos, Alysson Diniz dos-
dc.contributor.authorEstevam, Vitor Braga-
dc.date.accessioned2023-11-01T17:09:15Z-
dc.date.available2023-11-01T17:09:15Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationESTEVAM, Vitor Braga. Análise do impacto do uso de padrões de projeto em jogos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74869-
dc.description.abstractThe proper use of design patterns may promote software quality from early stages of a project. Game development often deals with short deadlines for implementing complex features that can involve multiple areas such as interactivity, animations, and sound design. The objective of this work is to investigate the use of five design patterns (Command, Flyweight, Observer, Prototype, and State) in the game development context. Starting from an analysis of papers published at the Simpósio Brasileiro de Jogos (SBGames), this work presents a mapping between design patterns and game mechanics. As a proof of concept, it presents the refactoring of two small games, taking the mapping as a reference and running static code analysis on the projects, which enables a discussion about the impact of design patterns in the maintainability of these projects.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise do impacto do uso de padrões de projeto em jogospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA adequada utilização de padrões de projeto é um dos fatores capazes de promover a qualidade de software desde as etapas iniciais do desenvolvimento de um sistema. O desenvolvimento de jogos digitais, em específico, lida frequentemente com prazos curtos para implementação de requisitos complexos que envolvem múltiplos domínios, como interatividade, animações, áudio, dentre outros. O objetivo deste trabalho é investigar o uso de cinco padrões de projeto (Command, Flyweight, Observer, Prototype e State) no contexto do desenvolvimento de jogos. A partir de uma análise de artigos publicados no Simpósio Brasileiro de Jogos (SBGames), este trabalho apresenta um mapeamento das mecânicas de jogos adequadas aos padrões escolhidos. Outra contribuição é a refatoração de dois jogos de pequeno porte, considerando os padrões de projeto escolhidos. A análise estática das duas versões de cada jogo permitem a discussão acerca do impacto dos padrões na manutenibilidade dos projetos.pt_BR
dc.title.enAnalysis of the impact of using design patterns in gamespt_BR
dc.subject.ptbrPadrões de projetopt_BR
dc.subject.ptbrJogospt_BR
dc.subject.ptbrManutenibilidadept_BR
dc.subject.ptbrJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.ptbrJogos para computadorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5059869348001015pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8463540065575491pt_BR
local.date.available2023-11-01-
Aparece en las colecciones: SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Artigos

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