Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74856
Tipo: Tese
Título : Formação profissional, científica e tecnológica para professores não licenciados: saberes, conhecimentos e competências docentes
Título en inglés: Professional, scientific and technological training for non-graduate teachers: teaching knowledge, knowledge and skills
Autor : Machado, Adriano Silveira
Tutor: Silva, Maria Goretti de Vasconcelos
Co-asesor: Almeida, Maria Mozarina Beserra
Palabras clave en portugués brasileño: Formação docente;Saberes do docente;Prática pedagógica;Educação profissionalizante;Identidade profissional
Palabras clave en inglés: Teachers, Training of;Teaching knowledge;Pedagogical practice;Education, Professional;Professional identity
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::OUTROS
Fecha de publicación : 2023
Citación : MACHADO, Adriano Silveira. Formação profissional, científica e tecnológica para professores não licenciados: saberes, conhecimentos e competências docentes. 2023. 441 f. Tese (Doutorado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo descreveu e interpretou processos, e ao mesmo tempo investigou a eficácia de um processo de formação de professores não licenciados em áreas pedagógicas, e que exercem a docência na Educação Básica, no Ensino Médio em escolas profissionalizantes no Estado do Ceará, em ordem a achar caminhos e práticas pedagógicas que revelem saberes, conhecimentos e competências mais favoráveis à formação profissional de professores. A problemática da investigação procurou estudar o processo de formação à distância de profissionais considerando a urgência formativa de professores. Seu objetivo consiste em identificar se a formação fornecida, com seus procedimentos e ações planejadas favorece ou não a construção de uma práxis pedagógica baseada na intervenção e no trabalho docente, no transcurso de um processo formativo na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso centrado no curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação profissional nos Níveis Básico e Técnico. Na pesquisa foram reunidos um conjunto de documentos estudados, composto por: relatos textualizados em fóruns de discussão, projetos de intervenção, relatórios, relatos de caso, relatos de intervenções pedagógicas, trabalhos de conclusão de curso e entrevista. Em todos os documentos coletados realizou-se a análise de conteúdo categorial temática, haja visto o emprego desta metodologia estar em consonância com o objetivo, com a problemática investigativa, com os procedimentos de coleta de dados, e viabilizou que os mesmos ficassem perceptíveis e comensuráveis para o investigador, para pôr fim, torná-los passíveis de inferências, e de se obter respostas para as questões de investigação. O estudo do problema permite apontar a eficácia e a relevância deste tipo de formação no desenvolvimento profissional, em ordem a achar caminhos e práticas pedagógicas que revelem condutas, estratégias e saberes pedagógicos favoráveis à formação profissional docente.
Abstract: This study investigated, at the same time, the effectiveness, described and interpreted processes of a training process for teachers who do not have a degree in pedagogical areas, and who teach in Basic Education, in Secondary Education in professional schools in the State of Ceará, in order to find ways and pedagogical practices that reveal knowledge, knowledge and skills more favorable to the professional training of teachers. The problem of the investigation sought to study the distance training process of professionals considering the training urgency of teachers. Its objective is to identify whether the training provided, with its procedures and planned actions, favors or not the construction of a pedagogical praxis based on intervention and teaching work, in the course of a training process in Professional, Scientific and Technological Education (EPCT). The research was characterized as a case study centered on the Improvement in Teaching course in Professional Education at the Basic and Technical Levels. In the research, a set of studied documents was gathered, consisting of: textualized reports in discussion forums, intervention projects, reports, case reports, reports of pedagogical interventions, course conclusion works and interviews. Thematic categorical content analysis was carried out in all collected documents, given that the use of this methodology is in line with the objective, with the investigative problem, with the data collection procedures, and made it possible for them to become perceptible and measurable for the researcher, to put an end to them, to make them susceptible to inferences, and to obtain answers to research questions. The study of the problem makes it possible to point out the effectiveness and impact of this type of training on professional development, to find ways and pedagogical practices that reveal conducts, strategies and pedagogical knowledge favorable to professional teacher training
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74856
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1584928741650503
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-7062-4834
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/0569144988877808
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/5124865474215060
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: RENOEN - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tese_asmachado.pdfTese3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.