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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Maria Goretti de Vasconcelos-
dc.contributor.authorMachado, Adriano Silveira-
dc.date.accessioned2023-11-01T14:40:32Z-
dc.date.available2023-11-01T14:40:32Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMACHADO, Adriano Silveira. Formação profissional, científica e tecnológica para professores não licenciados: saberes, conhecimentos e competências docentes. 2023. 441 f. Tese (Doutorado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74856-
dc.description.abstractThis study investigated, at the same time, the effectiveness, described and interpreted processes of a training process for teachers who do not have a degree in pedagogical areas, and who teach in Basic Education, in Secondary Education in professional schools in the State of Ceará, in order to find ways and pedagogical practices that reveal knowledge, knowledge and skills more favorable to the professional training of teachers. The problem of the investigation sought to study the distance training process of professionals considering the training urgency of teachers. Its objective is to identify whether the training provided, with its procedures and planned actions, favors or not the construction of a pedagogical praxis based on intervention and teaching work, in the course of a training process in Professional, Scientific and Technological Education (EPCT). The research was characterized as a case study centered on the Improvement in Teaching course in Professional Education at the Basic and Technical Levels. In the research, a set of studied documents was gathered, consisting of: textualized reports in discussion forums, intervention projects, reports, case reports, reports of pedagogical interventions, course conclusion works and interviews. Thematic categorical content analysis was carried out in all collected documents, given that the use of this methodology is in line with the objective, with the investigative problem, with the data collection procedures, and made it possible for them to become perceptible and measurable for the researcher, to put an end to them, to make them susceptible to inferences, and to obtain answers to research questions. The study of the problem makes it possible to point out the effectiveness and impact of this type of training on professional development, to find ways and pedagogical practices that reveal conducts, strategies and pedagogical knowledge favorable to professional teacher trainingpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação profissional, científica e tecnológica para professores não licenciados: saberes, conhecimentos e competências docentespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorAlmeida, Maria Mozarina Beserra-
dc.description.abstract-ptbrEste estudo descreveu e interpretou processos, e ao mesmo tempo investigou a eficácia de um processo de formação de professores não licenciados em áreas pedagógicas, e que exercem a docência na Educação Básica, no Ensino Médio em escolas profissionalizantes no Estado do Ceará, em ordem a achar caminhos e práticas pedagógicas que revelem saberes, conhecimentos e competências mais favoráveis à formação profissional de professores. A problemática da investigação procurou estudar o processo de formação à distância de profissionais considerando a urgência formativa de professores. Seu objetivo consiste em identificar se a formação fornecida, com seus procedimentos e ações planejadas favorece ou não a construção de uma práxis pedagógica baseada na intervenção e no trabalho docente, no transcurso de um processo formativo na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso centrado no curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação profissional nos Níveis Básico e Técnico. Na pesquisa foram reunidos um conjunto de documentos estudados, composto por: relatos textualizados em fóruns de discussão, projetos de intervenção, relatórios, relatos de caso, relatos de intervenções pedagógicas, trabalhos de conclusão de curso e entrevista. Em todos os documentos coletados realizou-se a análise de conteúdo categorial temática, haja visto o emprego desta metodologia estar em consonância com o objetivo, com a problemática investigativa, com os procedimentos de coleta de dados, e viabilizou que os mesmos ficassem perceptíveis e comensuráveis para o investigador, para pôr fim, torná-los passíveis de inferências, e de se obter respostas para as questões de investigação. O estudo do problema permite apontar a eficácia e a relevância deste tipo de formação no desenvolvimento profissional, em ordem a achar caminhos e práticas pedagógicas que revelem condutas, estratégias e saberes pedagógicos favoráveis à formação profissional docente.pt_BR
dc.title.enProfessional, scientific and technological training for non-graduate teachers: teaching knowledge, knowledge and skillspt_BR
dc.subject.ptbrFormação docentept_BR
dc.subject.ptbrSaberes do docentept_BR
dc.subject.ptbrPrática pedagógicapt_BR
dc.subject.ptbrEducação profissionalizantept_BR
dc.subject.ptbrIdentidade profissionalpt_BR
dc.subject.enTeachers, Training ofpt_BR
dc.subject.enTeaching knowledgept_BR
dc.subject.enPedagogical practicept_BR
dc.subject.enEducation, Professionalpt_BR
dc.subject.enProfessional identitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1584928741650503pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7062-4834pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0569144988877808pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5124865474215060pt_BR
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