Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74856
Tipo: Tese
Título: Formação profissional, científica e tecnológica para professores não licenciados: saberes, conhecimentos e competências docentes
Título em inglês: Professional, scientific and technological training for non-graduate teachers: teaching knowledge, knowledge and skills
Autor(es): Machado, Adriano Silveira
Orientador: Silva, Maria Goretti de Vasconcelos
Coorientador: Almeida, Maria Mozarina Beserra
Palavras-chave em português: Formação docente;Saberes do docente;Prática pedagógica;Educação profissionalizante;Identidade profissional
Palavras-chave em inglês: Teachers, Training of;Teaching knowledge;Pedagogical practice;Education, Professional;Professional identity
CNPq: CNPQ::OUTROS
Data do documento: 2023
Citação: MACHADO, Adriano Silveira. Formação profissional, científica e tecnológica para professores não licenciados: saberes, conhecimentos e competências docentes. 2023. 441 f. Tese (Doutorado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Este estudo descreveu e interpretou processos, e ao mesmo tempo investigou a eficácia de um processo de formação de professores não licenciados em áreas pedagógicas, e que exercem a docência na Educação Básica, no Ensino Médio em escolas profissionalizantes no Estado do Ceará, em ordem a achar caminhos e práticas pedagógicas que revelem saberes, conhecimentos e competências mais favoráveis à formação profissional de professores. A problemática da investigação procurou estudar o processo de formação à distância de profissionais considerando a urgência formativa de professores. Seu objetivo consiste em identificar se a formação fornecida, com seus procedimentos e ações planejadas favorece ou não a construção de uma práxis pedagógica baseada na intervenção e no trabalho docente, no transcurso de um processo formativo na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso centrado no curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação profissional nos Níveis Básico e Técnico. Na pesquisa foram reunidos um conjunto de documentos estudados, composto por: relatos textualizados em fóruns de discussão, projetos de intervenção, relatórios, relatos de caso, relatos de intervenções pedagógicas, trabalhos de conclusão de curso e entrevista. Em todos os documentos coletados realizou-se a análise de conteúdo categorial temática, haja visto o emprego desta metodologia estar em consonância com o objetivo, com a problemática investigativa, com os procedimentos de coleta de dados, e viabilizou que os mesmos ficassem perceptíveis e comensuráveis para o investigador, para pôr fim, torná-los passíveis de inferências, e de se obter respostas para as questões de investigação. O estudo do problema permite apontar a eficácia e a relevância deste tipo de formação no desenvolvimento profissional, em ordem a achar caminhos e práticas pedagógicas que revelem condutas, estratégias e saberes pedagógicos favoráveis à formação profissional docente.
Abstract: This study investigated, at the same time, the effectiveness, described and interpreted processes of a training process for teachers who do not have a degree in pedagogical areas, and who teach in Basic Education, in Secondary Education in professional schools in the State of Ceará, in order to find ways and pedagogical practices that reveal knowledge, knowledge and skills more favorable to the professional training of teachers. The problem of the investigation sought to study the distance training process of professionals considering the training urgency of teachers. Its objective is to identify whether the training provided, with its procedures and planned actions, favors or not the construction of a pedagogical praxis based on intervention and teaching work, in the course of a training process in Professional, Scientific and Technological Education (EPCT). The research was characterized as a case study centered on the Improvement in Teaching course in Professional Education at the Basic and Technical Levels. In the research, a set of studied documents was gathered, consisting of: textualized reports in discussion forums, intervention projects, reports, case reports, reports of pedagogical interventions, course conclusion works and interviews. Thematic categorical content analysis was carried out in all collected documents, given that the use of this methodology is in line with the objective, with the investigative problem, with the data collection procedures, and made it possible for them to become perceptible and measurable for the researcher, to put an end to them, to make them susceptible to inferences, and to obtain answers to research questions. The study of the problem makes it possible to point out the effectiveness and impact of this type of training on professional development, to find ways and pedagogical practices that reveal conducts, strategies and pedagogical knowledge favorable to professional teacher training
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74856
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1584928741650503
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-7062-4834
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0569144988877808
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/5124865474215060
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:RENOEN - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tese_asmachado.pdfTese3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.