Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74578
Tipo: TCC
Título : Formação do professor: relação entre a práxis pedagógica e atuação profissional
Autor : Nascimento, Maria Cibere Souza
Tutor: Rabelo, Josefa Jackline
Palabras clave en portugués brasileño: Formação do professor;Escola;Universidade;Curso de Pedagogia
Palabras clave en inglés: Teacher education;School;University;Pedagogy Program
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : NASCIMENTO, Maria Cibere Souza. Formação do professor: relação entre a práxis pedagógica e atuação profissional. 2023. 34 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a formação pedagógica e a atuação profissional dos egressos no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. O trabalho organiza se em três partes: resgata a historicidade na formação do professor no Brasil desde a chegada dos jesuítas, analisa a Base Nacional Comum Curricular, documentos relevantes sobre a formação docente e documentos próprios do curso, bem como seu Projeto Pedagógico passando também pela construção de identidade docente. E, por fim, analisa a formação dos egressos do Curso de Pedagogia com base em pesquisa desenvolvida através da aplicação de um questionário aplicado a estudantes do curso que já atuam no mercado de trabalho. Reflete ainda questões sobre o perfil do profissional em pedagogia e os conhecimentos desejáveis para a realização satisfatória de seu trabalho envolvendo o processo contínuo de formação do professor valorizando a importância da formação continuada para esses profissionais.
Abstract: This present work aims to understand the relationship between pedagogical training and professional performance of graduates from the Pedagogy course at the Faculty of Education of the Federal University of Ceará. The work is organized into three parts: it retrieves the historicity of teacher education in Brazil since the arrival of the Jesuits, analyzes the National Common Curricular Base, relevant documents on teacher education, and specific documents of the course, as well as its Pedagogical Project, also addressing the construction of teacher identity. And finally, it analyzes the training of Pedagogy course graduates based on research developed through the application of a questionnaire to students who are already working in the job market. It also reflects on the profile of professionals in pedagogy and the desirable knowledge for the satisfactory performance of their work, involving the continuous process of teacher education, emphasizing the importance of continuing education for these professionals.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74578
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-4933-631X
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/8231954289757480
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_mcsnascimento.pdf461,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.