Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74578
Tipo: | TCC |
Título: | Formação do professor: relação entre a práxis pedagógica e atuação profissional |
Autor(es): | Nascimento, Maria Cibere Souza |
Orientador: | Rabelo, Josefa Jackline |
Palavras-chave em português: | Formação do professor;Escola;Universidade;Curso de Pedagogia |
Palavras-chave em inglês: | Teacher education;School;University;Pedagogy Program |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | NASCIMENTO, Maria Cibere Souza. Formação do professor: relação entre a práxis pedagógica e atuação profissional. 2023. 34 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a formação pedagógica e a atuação profissional dos egressos no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. O trabalho organiza se em três partes: resgata a historicidade na formação do professor no Brasil desde a chegada dos jesuítas, analisa a Base Nacional Comum Curricular, documentos relevantes sobre a formação docente e documentos próprios do curso, bem como seu Projeto Pedagógico passando também pela construção de identidade docente. E, por fim, analisa a formação dos egressos do Curso de Pedagogia com base em pesquisa desenvolvida através da aplicação de um questionário aplicado a estudantes do curso que já atuam no mercado de trabalho. Reflete ainda questões sobre o perfil do profissional em pedagogia e os conhecimentos desejáveis para a realização satisfatória de seu trabalho envolvendo o processo contínuo de formação do professor valorizando a importância da formação continuada para esses profissionais. |
Abstract: | This present work aims to understand the relationship between pedagogical training and professional performance of graduates from the Pedagogy course at the Faculty of Education of the Federal University of Ceará. The work is organized into three parts: it retrieves the historicity of teacher education in Brazil since the arrival of the Jesuits, analyzes the National Common Curricular Base, relevant documents on teacher education, and specific documents of the course, as well as its Pedagogical Project, also addressing the construction of teacher identity. And finally, it analyzes the training of Pedagogy course graduates based on research developed through the application of a questionnaire to students who are already working in the job market. It also reflects on the profile of professionals in pedagogy and the desirable knowledge for the satisfactory performance of their work, involving the continuous process of teacher education, emphasizing the importance of continuing education for these professionals. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74578 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-4933-631X |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8231954289757480 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_mcsnascimento.pdf | 461,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.