Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74455
Tipo: | Tese |
Título: | “Respeita as mina” o ensino do skate na educação física escolar |
Autor(es): | Rocha, Liana Lima |
Orientador: | Silva, Maria Eleni Henrique da |
Palavras-chave em português: | Gênero;Empoderamento das mulheres;Educação física escolar;Esporte;Aprendizagem colaborativa;Skate |
Palavras-chave em inglês: | Gender in the sport;Women's empowerment |
Palavras-chave em espanhol: | Empoderamiento de las mujeres;Educación física escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | ROCHA, Liana Lima. “Respeita as mina” o ensino do skate na educação física escolar. Orientadora: Maria Eleni Henrique da Silva. 2023. 186 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | O foco desta tese está situado no universo das práticas corporais, que apesar de apresentar alguns avanços ainda é pautado por relações de gênero desiguais, repleta de preconceitos. Esse estudo é centrado em uma manifestação corporal específica, o skate, estigmatizada pela ideia de que essa é uma modalidade prioritariamente pertencente ao universo masculino. O objetivo principal foi investigar a constituição de processos colaborativos entre pares para a elaboração de uma proposta pedagógica libertadora de ensino e aprendizagem do skate para as aulas de Educação Física, que problematize as questões de gênero, construindo estratégias voltadas ao respeito e ao empoderamento das mulheres. Para o alcance desse objetivo, foi elaborada e constituída uma formação colaborativa sobre o processo de ensino e aprendizagem do skate e as questões de gênero, configurando um dos objetivos específicos dessa tese. Os procedimentos metodológicos utilizados fundamentaram-se na pesquisa qualitativa-colaborativa. Os(as) colaboradores(as) do estudo foram professoras(es) e estudantes de Educação Física, participantes dessa formação colaborativa. A análise textual discursiva foi a abordagem usada para interpretação e triangulação dos dados. Como resultados dessa tese: a) planejamos e implementamos essa formação colaborativa; b) descrevemos e analisamos a formação identificando 4 temas geradores 1) Mães sobre o skate: lugar de mulher é onde ela quiser 2) skate liberdade e/ou opressão 3) Gênero na Educação Física Escolar censura ou realidade? 4) Empoderamento das mulheres sobre o skate, temas esses que foram pertinentes nessa problematização das questões de gênero no processo de ensino e aprendizagem do skate; c) sistematizamos de forma colaborativa uma proposta pedagógica de ensino e aprendizagem do skate a partir de uma perspectiva libertadora, construindo ações de empoderamento e respeito às mulheres no esporte; d) apresentamos e partilhamos essa proposta pedagógica para subsidiar o processo de ensino e aprendizagem sobre o skate. Com base nesses resultados, pode-se constatar também que a formação colaborativa foi uma experiência significativa no que se refere a um espaço de aprendizagem colaborativo entre pares ao identificarmos potencial formativo para desenvolver e aprofundar saberes no que tange sua ação pedagógica principalmente sobre as questões de gênero com foco no empoderamento das mulheres e o skate de forma emancipada (libertadora). |
Abstract: | The focus of this thesis is situated in the universe of corporal practices, which in spite of presenting some advances is still guided by unequal gender relations, full of prejudices. This study is centered on a specific corporal manifestation, skateboarding, stigmatized by the idea that this is a modality primarily belonging to the male universe. The main objective of this thesis was to investigate the constitution of collaborative processes between peers for the elaboration of a liberating pedagogical proposal for teaching and learning skateboarding for Physical Education classes, which problematizes gender issues, building strategies about the respect and women’s empowerment. In order to reach this objective, a collaborative formation was elaborated and constituted about teaching and learning process of skateboarding and gender issues, configuring one of the specific objectives of this thesis. The methodological procedures used were based on qualitative-collaborative research. The study collaborators were Physical Education teachers and students, participants in this collaborative formation. The discursive textual analysis was the approach used for data interpretation and triangulation. As a result of this thesis: a) we plan and implement this collaborative formation; b) we describe and analyze the formation identifying four generating themes 1) Mothers about skateboarding: the woman's place is wherever she wants 2) Skateboarding freedom and/or oppression 3) Gender in School Physical Education Censorship or reality? 4) Empowerment of women on skateboarding, themes that were relevant in this questioning of gender issues in the teaching and learning process of skateboarding; c) we collaboratively systematized a pedagogical proposal for teaching and learning skateboarding from a liberating perspective, building actions of empowerment and respect for women in the sport; d) we present and share this pedagogical proposal to support the teaching and learning process about skateboarding. Based on these results, it can also be seen that collaborative formation was a significant experience in terms of a collaborative learning space between peers when we identified potential formation to develop and deepen knowledge regarding its pedagogical action, mainly on gender issues. with a focus on women's empowerment and skateboarding in an emancipated (liberating) way. |
Resumen: | El foco de esta tesis está situado en el universo de las prácticas corporales, que a pesar de presentar algunos avances aún está pautado por relaciones de género desiguales, repleta de prejuicios. Este estudio se centra en una manifestación corporal específica, el skateboard, estigmatizada por la idea de que esta es una modalidad prioritariamente perteneciente al universo masculino. El objetivo principal fue investigar la constitución de procesos colaborativos entre pares para la elaboración de una propuesta pedagógica liberadora de enseñanza y aprendizaje del skate para las clases de Educación Física, que problematize las cuestiones de género, construyendo estrategias orientadas al respeto y al empoderamiento de las mujeres. Para alcanzar ese objetivo, se elaboró y constituyó una formación colaborativa sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje del skateboard y las cuestiones de género, configurando uno de los objetivos específicos de esa tesis. Los procedimientos metodológicos utilizados se basaron en la investigación cualitativa-colaborativa. Los(as) colaboradores(as) del estudio fueron profesoras(es) y estudiantes de Educación Física, participantes de esa formación colaborativa. El análisis textual discursiva fue el enfoque usado para interpretación y triangulación de los datos. Como resultados de esa tesis: a) planeamos e implementamosesta formación colaborativa; b) describimos y analizamos la formación identificando 4 temas generadores 1) Madres sobre el skate: lugar de mujer es donde ella quiere 2) skate libertad y/o opresión 3) Género en la Educación Física Escolar censura o realidad? 4) empoderamiento de las mujeres sobre el skateboard, temas que fueron pertinentes en esa problematización de las cuestiones de género en el proceso de enseñanza y aprendizaje del skate; c) sistematizamos de forma colaborativa una propuesta pedagógica de enseñanza y aprendizaje del skateboard desde una perspectiva liberadora, construyendo acciones de empoderamiento y respeto a las mujeres en el deporte; d) presentamos y compartimos esta propuesta pedagógica para subvencionar el proceso de enseñanza y aprendizaje sobre el skateboard. Sobre la base de estos resultados, se puede constatar también que la formación colaborativa fue una experiencia significativa en lo que se refiere a un espacio de aprendizaje colaborativo entre pares al identificar potencial formativo para desarrollar y profundizar saberes en lo querespecta a su acción pedagógica principalmente sobre las cuestiones de género con enfoque en el empoderamiento de las mujeres y el skate de forma emancipada (liberadora). |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74455 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0002-3899-4501 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6515365664066830 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0003-3275-0343 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2076267318309264 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tese_llrocha.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.