Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74407
Tipo: TCC
Título: As atividades artísticas em sala de aula: uma experiência com crianças com TDAH
Autor(es): Moreira, Amanda Maria Regino
Orientador: Barbosa, Maria José
Palavras-chave em português: Artes;Atenção;TDAH;Sala de aula
Palavras-chave em inglês: Arts;Attention;ADHD;Classroom
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: MOREIRA, Amanda Maria Regino. As atividades artísticas em sala de aula: uma experiência com crianças com TDAH. 2023. 63 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A arte, potencial mediadora de ideias e de expressões presentes nas mais diversas épocas e culturas, não se resume apenas a uma ocupação reservada às aulas vagas, ela também pode apresentar-se como um caminho para estimular crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em salas de aula. Visando aprofundar a relação das atividades artísticas com o TDAH, esta pesquisa teve como objetivo geral descrever como a utilização de atividades artísticas auxiliam no desenvolvimento da concentração de crianças com TDAH. A metodologia utilizada para a construção da monografia caracteriza-se como pesquisa qualitativa, dos tipos bibliográfica e de campo, utilizando-se ainda da ferramenta online “Google Formulários”. Para sua construção e base teórica, recorreu-se, principalmente, a autores como Silva (2014), Rohde (2000; 2004), Barkley (2002), Barbosa (1989; 2011), e outros que também fizeram parte do embasamento teórico. Por fim, após uma grande dedicação para explorar o tema, concluiu-se, por meio da escrita desta pesquisa, que uma das mais vantajosas formas de estimular a concentração em crianças com TDAH é se valendo de atividades artísticas com auxílio de professores, uma vez que contempla a sua curiosidade e possibilita diversos meios de expressão.
Abstract: Art, potential mediator of ideas and expressions present in the most diverse eras and cultures, is not just an occupation through vacant classes, it can also present itself as a way to stimulate ADHD children in classrooms. Aiming to deepen the relationship between artistic activities and ADHD, this research had the general objective of describing how the use of artistic activities help in the development of concentration in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. The methodology used for the construction of the monograph is characterized as qualitative research, using the online tool “Google Forms”. For its construction and theoretical basis, authors such as Silva (2014), Rohde (2000; 2004), Barkley (2002) and Barbosa (1989; 2011) were used, not forgetting the important authors who researched and detailed their results and who were also part of the theoretical basis. Finally, after a great dedication to exploring the theme, it was concluded, through the writing of this monograph, that one of the most advantageous ways to stimulate concentration in children with ADHD is using artistic activities with the help of teachers, since it contemplates their curiosity and enables various means of expression.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74407
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3650392347681784
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-6301-5424
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3859026952963278
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_amrmoreira.pdf998,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.