Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74375
Tipo: TCC
Título : O ensino remoto no curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará na perspectiva dos docentes
Título en inglés: Remote teaching in the Digital Systems and Media course at the Federal University of Ceará from the perspective of professors
Autor : Rodrigues, Robson Oliveira
Tutor: Cavalcante, Andrea Pinheiro Paiva
Palabras clave en portugués brasileño: Contexto pandêmico de aprendizagem;Ensino remoto emergencial;Curso de Sistemas e Mídias Digitais;Desafios docentes
Palabras clave en inglés: Pandemic learning context;Emergency remote teaching;Course on Systems and Digital Media;Teaching challenges
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Fecha de publicación : 2022
Citación : RODRIGUES, Robson Oliveira. O ensino remoto no curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará na perspectiva dos docentes. 2022. 88 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo do presente trabalho é analisar as estratégias de ensino virtual efetuadas pelos professores, antes e durante a pandemia, no âmbito do curso superior de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará – UFC. Apresenta-se o contexto educacional utilizado na pandemia, mostrando as mudanças geradas em razão da adaptação do ensino presencial para o ensino remoto no ensino superior. Apresenta-se o curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC, sua história e funcionamento. A metodologia utilizada teve caráter qualitativo e quantitativo, na forma de estudo de caso, elaborado a partir da percepção da necessidade de modificar a formatação de ensino e aprendizagem, pelos professores do curso Sistemas e Mídias Digitais durante a pandemia do coronavírus. Realizou-se a aplicação de questionários com os professores no período entre abril de 2020 a maio de 2021. Entre os resultados destacam-se os muitos desafios que se fizeram presentes aos professores em relação ao home office, ao atendimento de demandas de ensino em caráter de urgência, com pouco planejamento e limitações de tempo. Os docentes precisaram encontrar a melhor forma de condução metodológica de suas aulas, com a maior utilização das TIC ́s e novas perspectivas de ensino e aprendizagem.
Abstract: The objective of the present work is to analyze the virtual teaching strategies carried out by teachers, before and during the pandemic, within the scope of the higher course of Digital Systems and Media at the Federal University of Ceará - UFC. The educational context used in the pandemic is presented, showing the changes generated due to the adaptation of face-to-face teaching to remote teaching in higher education. The UFC Digital Systems and Media course, its history and functioning is presented. The methodology used had a qualitative and quantitative character, in the form of a case study, prepared from the perception of the need to modify the teaching and learning format, by the teachers of the Digital Systems and Media course during the coronavirus pandemic. Questionnaires were applied to teachers in the period between April 2020 and May 2021. Among the results, we highlight the many challenges that were present to teachers in relation to the home office, to meet the demands of teaching in character emergencies, with little planning and time constraints. Teachers needed to find the best methodological way of conducting their classes, with greater use of ICTs and new perspectives of teaching and learning.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74375
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6013088230083785
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_rorodrigues.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.