Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Andrea Pinheiro Paiva-
dc.contributor.authorRodrigues, Robson Oliveira-
dc.date.accessioned2023-09-18T14:53:17Z-
dc.date.available2023-09-18T14:53:17Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Robson Oliveira. O ensino remoto no curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará na perspectiva dos docentes. 2022. 88 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74375-
dc.description.abstractThe objective of the present work is to analyze the virtual teaching strategies carried out by teachers, before and during the pandemic, within the scope of the higher course of Digital Systems and Media at the Federal University of Ceará - UFC. The educational context used in the pandemic is presented, showing the changes generated due to the adaptation of face-to-face teaching to remote teaching in higher education. The UFC Digital Systems and Media course, its history and functioning is presented. The methodology used had a qualitative and quantitative character, in the form of a case study, prepared from the perception of the need to modify the teaching and learning format, by the teachers of the Digital Systems and Media course during the coronavirus pandemic. Questionnaires were applied to teachers in the period between April 2020 and May 2021. Among the results, we highlight the many challenges that were present to teachers in relation to the home office, to meet the demands of teaching in character emergencies, with little planning and time constraints. Teachers needed to find the best methodological way of conducting their classes, with greater use of ICTs and new perspectives of teaching and learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino remoto no curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará na perspectiva dos docentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo do presente trabalho é analisar as estratégias de ensino virtual efetuadas pelos professores, antes e durante a pandemia, no âmbito do curso superior de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará – UFC. Apresenta-se o contexto educacional utilizado na pandemia, mostrando as mudanças geradas em razão da adaptação do ensino presencial para o ensino remoto no ensino superior. Apresenta-se o curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC, sua história e funcionamento. A metodologia utilizada teve caráter qualitativo e quantitativo, na forma de estudo de caso, elaborado a partir da percepção da necessidade de modificar a formatação de ensino e aprendizagem, pelos professores do curso Sistemas e Mídias Digitais durante a pandemia do coronavírus. Realizou-se a aplicação de questionários com os professores no período entre abril de 2020 a maio de 2021. Entre os resultados destacam-se os muitos desafios que se fizeram presentes aos professores em relação ao home office, ao atendimento de demandas de ensino em caráter de urgência, com pouco planejamento e limitações de tempo. Os docentes precisaram encontrar a melhor forma de condução metodológica de suas aulas, com a maior utilização das TIC ́s e novas perspectivas de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.title.enRemote teaching in the Digital Systems and Media course at the Federal University of Ceará from the perspective of professorspt_BR
dc.subject.ptbrContexto pandêmico de aprendizagempt_BR
dc.subject.ptbrEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subject.ptbrCurso de Sistemas e Mídias Digitaispt_BR
dc.subject.ptbrDesafios docentespt_BR
dc.subject.enPandemic learning contextpt_BR
dc.subject.enEmergency remote teachingpt_BR
dc.subject.enCourse on Systems and Digital Mediapt_BR
dc.subject.enTeaching challengespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6013088230083785pt_BR
local.date.available2022-
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_rorodrigues.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.