Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74292
Tipo: Tese
Título : Narrativas autobiográficas de professores universitários acerca do cinema como experiência formadora da docência
Autor : Oliveira, Antonio Ivanilo Bezerra de
Tutor: Albuquerque, Luiz Botelho
Palabras clave en portugués brasileño: Educação e cinema;Cinema como dispositivo formativo;Narrativas autobiográficas;Experiência formadora
Palabras clave en inglés: Education and cinema;Cinema as a formative device;Autobiographical narratives;Formative experience
Fecha de publicación : 2023
Citación : OLIVEIRA, Antonio Ivanilo Bezerra de. Narrativas autobiográficas de professores universitários acerca do cinema como experiência formadora da docência. 2023. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Durante a trajetória acadêmica, tenho estudado a utilização de filmes em ambientes escolares. Afetado por tais estudos, meu interesse, agora, concerne aos professores formadores, isto é, docentes universitários que atuam em cursos de licenciatura e que mobilizam filmes de cinema em suas práticas formativas, partindo da premissa: os professores, ao usarem o cinema em suas práticas, não se descolam de suas vivências pessoais, uma vez que, nos currículos dos referidos cursos, não é comum a adoção da linguagem fílmica. Assim, o objetivo geral da pesquisa é compreender as implicações do cinema na constituição e no exercício da docência, presentes nas narrativas autobiográficas de professores que atuam em cursos de licenciatura. Para tanto, lanço mão dos seguintes conceitos: experiência formadora, visando entender como o cinema atravessou a vida dos docentes; narrativas autobiográficas, que dizem respeito ao esforço de elaboração e síntese das experiências vividas pelos indivíduos, e cinema como dispositivo formativo, pretendendo discutir de que modo os filmes são pensados e mobilizados nas atividades desenvolvidas pelos formadores. Quanto ao aporte metodológico, a investigação está centrada na abordagem qualitativa e emprega o método da Pesquisa (Auto)Biográfica em Educação, tendo como principal técnica de construção de seu corpus, a entrevista narrativa realizada com 10 professores formadores, cujas narrativas foram analisadas segundo os procedimentos metodológicos propostos pela Análise Textual Discursiva. A pesquisa evidenciou que os filmes fazem parte da história de vida dos participantes, possibilitando a construção de experiências formadoras que os ajudaram em suas formações pessoal e profissional. Referente às repercussões dessas experiências na atuação dos participantes, conclui-se que o cinema aparece como um dispositivo privilegiado de formação, utilizado intencionalmente em suas práticas, auxiliando-os na formação de professores críticos, reflexivos, detentores de técnicas necessárias ao trabalho pedagógico e atentos às subjetividades que envolvem o ato de ensinar e aprender.
Abstract: During my academic career, I have studied the use of films in school environments. Affected by these studies, my interest now concerns the teacher trainers, that is, university professors who work in undergraduate teaching courses and who mobilize cinema films in their formative practices, based on the premise: teachers, when using cinema in their practices, do not detach themselves from their personal experiences, since the adoption of film language is not common in the courses’ curricula. Thus, the general objective of the research is to understand the implications of cinema in the constitution and practice of teaching, present in the autobiographical narratives of professors who work in undergraduate teaching courses. To this end, I use the following concepts: formative experience, aiming to understand how cinema crossed the lives of teachers; autobiographical narratives, which concern the effort of elaboration and synthesis of the experiences lived by individuals; and cinema as a formative device, intending to discuss how films are thought and mobilized in the activities developed by the teacher trainers. As for the methodological framework, the investigation is centered on the qualitative approach and employs the method of (auto)biographical research in Education, with the narrative interview as main technique of construction of its corpus, which was conducted with 10 teacher trainers, whose narratives were analyzed according to the methodological procedures proposed by the discursive textual analysis. The research showed that the films are part of the participants’ life history, enabling the construction of formative experiences that helped them in their personal and professional growth. Regarding the repercussions of these experiences on the participants’ practice, we concluded that cinema appears as a privileged training device, used intentionally in their practices, helping them in training critical, reflective teachers, knowledgeable about techniques necessary for pedagogical work and attentive to the subjectivities that involve the act of teaching and learning.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74292
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-3533-3388
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3796006652092586
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-5826-9844
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1238913601532185
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tese_aiboliveira.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.