Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Luiz Botelho-
dc.contributor.authorOliveira, Antonio Ivanilo Bezerra de-
dc.date.accessioned2023-09-12T14:43:23Z-
dc.date.available2023-09-12T14:43:23Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Antonio Ivanilo Bezerra de. Narrativas autobiográficas de professores universitários acerca do cinema como experiência formadora da docência. 2023. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74292-
dc.description.abstractDuring my academic career, I have studied the use of films in school environments. Affected by these studies, my interest now concerns the teacher trainers, that is, university professors who work in undergraduate teaching courses and who mobilize cinema films in their formative practices, based on the premise: teachers, when using cinema in their practices, do not detach themselves from their personal experiences, since the adoption of film language is not common in the courses’ curricula. Thus, the general objective of the research is to understand the implications of cinema in the constitution and practice of teaching, present in the autobiographical narratives of professors who work in undergraduate teaching courses. To this end, I use the following concepts: formative experience, aiming to understand how cinema crossed the lives of teachers; autobiographical narratives, which concern the effort of elaboration and synthesis of the experiences lived by individuals; and cinema as a formative device, intending to discuss how films are thought and mobilized in the activities developed by the teacher trainers. As for the methodological framework, the investigation is centered on the qualitative approach and employs the method of (auto)biographical research in Education, with the narrative interview as main technique of construction of its corpus, which was conducted with 10 teacher trainers, whose narratives were analyzed according to the methodological procedures proposed by the discursive textual analysis. The research showed that the films are part of the participants’ life history, enabling the construction of formative experiences that helped them in their personal and professional growth. Regarding the repercussions of these experiences on the participants’ practice, we concluded that cinema appears as a privileged training device, used intentionally in their practices, helping them in training critical, reflective teachers, knowledgeable about techniques necessary for pedagogical work and attentive to the subjectivities that involve the act of teaching and learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNarrativas autobiográficas de professores universitários acerca do cinema como experiência formadora da docênciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrDurante a trajetória acadêmica, tenho estudado a utilização de filmes em ambientes escolares. Afetado por tais estudos, meu interesse, agora, concerne aos professores formadores, isto é, docentes universitários que atuam em cursos de licenciatura e que mobilizam filmes de cinema em suas práticas formativas, partindo da premissa: os professores, ao usarem o cinema em suas práticas, não se descolam de suas vivências pessoais, uma vez que, nos currículos dos referidos cursos, não é comum a adoção da linguagem fílmica. Assim, o objetivo geral da pesquisa é compreender as implicações do cinema na constituição e no exercício da docência, presentes nas narrativas autobiográficas de professores que atuam em cursos de licenciatura. Para tanto, lanço mão dos seguintes conceitos: experiência formadora, visando entender como o cinema atravessou a vida dos docentes; narrativas autobiográficas, que dizem respeito ao esforço de elaboração e síntese das experiências vividas pelos indivíduos, e cinema como dispositivo formativo, pretendendo discutir de que modo os filmes são pensados e mobilizados nas atividades desenvolvidas pelos formadores. Quanto ao aporte metodológico, a investigação está centrada na abordagem qualitativa e emprega o método da Pesquisa (Auto)Biográfica em Educação, tendo como principal técnica de construção de seu corpus, a entrevista narrativa realizada com 10 professores formadores, cujas narrativas foram analisadas segundo os procedimentos metodológicos propostos pela Análise Textual Discursiva. A pesquisa evidenciou que os filmes fazem parte da história de vida dos participantes, possibilitando a construção de experiências formadoras que os ajudaram em suas formações pessoal e profissional. Referente às repercussões dessas experiências na atuação dos participantes, conclui-se que o cinema aparece como um dispositivo privilegiado de formação, utilizado intencionalmente em suas práticas, auxiliando-os na formação de professores críticos, reflexivos, detentores de técnicas necessárias ao trabalho pedagógico e atentos às subjetividades que envolvem o ato de ensinar e aprender.pt_BR
dc.subject.ptbrEducação e cinemapt_BR
dc.subject.ptbrCinema como dispositivo formativopt_BR
dc.subject.ptbrNarrativas autobiográficaspt_BR
dc.subject.ptbrExperiência formadorapt_BR
dc.subject.enEducation and cinemapt_BR
dc.subject.enCinema as a formative devicept_BR
dc.subject.enAutobiographical narrativespt_BR
dc.subject.enFormative experiencept_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3533-3388pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3796006652092586pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5826-9844pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1238913601532185pt_BR
local.date.available2023-09-12-
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tese_aiboliveira.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.