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Tipo: Dissertação
Título : O tratamento da variação linguística em livros didáticos das séries finais do ensino fundamental
Autor : Andrade, Leide Daiane
Tutor: Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos
Palabras clave : Variação linguística;Livros didáticos;Sociolinguística;Ensino;Língua Portuguesa
Fecha de publicación : 2023
Citación : ANDRADE, Leide Daiane. O tratamento da variação linguística em livros didáticos das séries finais do ensino fundamental. Orientadora: Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo. 2023. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo central desta pesquisa foi o de analisar o tratamento da variação linguística nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente, os da Geração Alpha-Língua Portuguesa, 2ª Edição, 2018, das séries finais do Fundamental (8º e 9º). A pesquisa foi fundamentada nos pressupostos teóricos da Variação Linguística de Labov ([1972] 2008), pois trata da importância de estudar a língua como objeto de construção social ajustando-se à Sociolinguística que se integraliza da relação entre língua e sociedade, do estudo da estrutura e da evolução da linguagem dentro do contexto social da comunidade de fala, com isto, essa teoria lança a proposta da presença do componente social na análise linguística. Constam, também, neste trabalho, as significativas contribuições de grandes linguistas contemporâneos como Bagno (2007), Faraco (2008), dentre outros, dos que colaboram para um efetivo movimento pedagógico com o ensino da variação linguística dentro das escolas brasileiras. Com efeito, se a língua serve para desempenhar funções em diferentes contextos de inter-relação de locutores, ela é um fenômeno estritamente social, e por tão relevante comprovação se explica nos estudos da sociolinguística, posto que é significativo explorá-la em suportes didáticos para o ensino da língua nas escolas. Portanto, a pesquisa se destinou a uma coleta de informações sobre o corpus que, para além de uma análise, pauta-se em propor uma reflexão sobre o tratamento que os LD dispõem sobre a variação linguística em seus conteúdos e atividades, uma abordagem feita sobre amostras, comparações e sugestões, visto que entendemos a importância desse conteúdo nos LD que consistem em ser um recurso didático significativo da educação nas escolas do Brasil, principalmente porque há uma maior facilidade para o ensino-aprendizagem, uma vez que eles são os principais coadjuvantes - aliados na promoção da discussão em torno da heterogeneidade da língua nas aulas de Português. No processo de coleta e análise dos livros didáticos, investigamos: (a) se, em seu objetivo inicial; seu sumário, unidades, títulos introdutórios e em cada seção de capítulo, abordaram o fenômeno da variação linguística. (b) como faziam referência, no conteúdo linguístico, a concepção de língua(gem); as normas padrão e não-padrão; aos condicionamentos linguísticos e extralinguísticos (usos regionais, gênero, classe social, escolaridade, faixa etária, nível de formalidade, contexto situacional e interlocutor); o uso de gêneros orais/escritos e o ensino de casos concretos de variação linguística no Português Brasileiro; (c) se, exploraram a variação linguística nos textos e na exposição dos conteúdos de modo que contribuam para facilitar o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Baseando-se no aparato teórico da Sociolinguística, considerando as motivações linguísticas e extralinguísticas no uso efetivo da língua, propusemos, em nossa dissertação, um caderno pedagógico, cuja proposta tratou de atividades vinculadas à variação linguística, de modo a permitir aos alunos a apropriação das noções, técnicas e instrumentos linguísticos necessários ao desenvolvimento de suas capacidades de expressão, bem como aprendam a lidar com as mais variadas formas de interação social de acordo com as suas necessidades de comunicação.
Abstract: The central objective of this research was to analyze the treatment of linguistic variation in the Portuguese Language Textbooks of the final years of Elementary School, specifically, those of the Alpha-Portuguese Language Generation, 2nd Edition, 2018, of the final years of Elementary School (8th and 9th). The research was based on the theoretical framework of Labov's Linguistic Variation ([1972] 2008), as it deals with the importance of studying language as anobjectof social construction, adjusting to Sociolinguistics, which is part of the relation between language and society, of the study of structure and evolution of language with in the social context of the speech community, with this, launches the proposal of the presence of the social component in linguistic analysis. This work also contains the significant contributions of great contemporary linguists such as Bagno (2007), Faraco (2008), among others, who collaborate for an effective pedagogical movement witht He teaching of Linguistic Variation with in Brazilian schools. Indeed, if language serves toper form functions in different contexts of interrelation between speakers, it is a socially strictly phenomenon, and for such relevant evidence it is explained in studies of sociolinguistics, since it is significant to explore it in didactic supports for language teaching in schools.Therefore, there search was intended to collect information about the corpus that, in addition to an analysis, is based on proposing a reflection on the treatment that textbooks disposes about the linguistic variation in their contents and activities, an sample-based approach, comparisons and suggestions, since, we understand the importance of this content in textbooks that consist of being a significant didactic resource of education in schools in Brazil, mainly because there is a greater facility for teaching and learning, since they are the main coadjuvants - allies in promoting the discussion around language heterogeneity in Portuguese classes. In the process of collecting and analyzing textbooks, we investigated: (a) if, in its initial objective; its summary, units, introductory titles, and in each chapter section, addressed the phenomenon of linguistic variation. (b) how they referenced, in the linguistic content, to the conception of language; the norms standard and non-standard; linguistic and extralinguistic accommodations (regional uses, gender, social class, schooling, age group, level of formality, situational context and interlocutor); the use of oral/written genres and the teaching of concrete cases of linguistic variation in Brazilian Portuguese; (c) if, explored linguistic variation in the texts and in the exposition of the contents in a way that they contribute to facilitate the teaching and learning of the Portuguese Language. Based on the theoretical apparatus of Sociolinguistics, considering the linguistic and extralinguistic motivations in the effective use of language, we propused, in our dissertation, a pedagogical notebook, whose proposal dealt with activities linked to linguistic variation, in order to allow students to appropriate the notions, techniques and linguistic instruments necessary for the development of their expression ability, as well as learn to deal with the most varied forms of social interaction according to their communication needs.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73752
Aparece en las colecciones: PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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