Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73656
Tipo: | Dissertação |
Título : | Construções de situações didáticas utilizando o software Modellus e sua conexão com a engenharia didática e a modelagem matemática à luz do objeto de conhecimento de funções do SPAECE. |
Autor : | Maia, Lucas Emanuel de Oliveira |
Tutor: | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima de |
Co-asesor: | Menezes, Daniel Brandão |
Palabras clave : | Software educacional;Modelagem matemática;Engenharia didática;SPAECE;Funções polinomiais do 1o grau e 2o grau. |
Fecha de publicación : | 1-jul-2023 |
Citación : | MAIA, Lucas Emanuel de Oliveira. Construções de situações didáticas utilizando o software Modellus e sua conexão com a engenharia didática e a modelagem matemática à luz do objeto de conhecimento de funções do SPAECE. 2023. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Os indicadores educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Programme for International Student Assessment (PISA), apontam fragilidades na educação brasileira ao avaliar as habilidades e competências nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa através de exames padronizados que contemplam conteúdos considerados relevantes e indispensáveis à formação dos estudantes brasileiros. Em 2015, 70,25% dos estudantes brasileiros estavam abaixo do nível básico de proficiência em matemática, colocando o Brasil nas últimas posições no ranking mundial de proficiência em matemática da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Diante desse cenário, o uso das tecnologias digitais como ferramenta colaborativa no ensino de Matemática oferece uma oportunidade de aprendizado contextualizado, especialmente no estudo das funções polinomiais do 1o grau e 2o grau. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar como o Software de Modelagem Computacional Modellus pode ser aplicado na construção dos conceitos relacionados às funções polinomiais do 1o grau e 2o grau do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), em uma turma do 9o ano do ensino fundamental, utilizando a Teoria das Situações Didáticas (TSD) como referencial teórico. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), que consiste em uma investigação sistemática de trabalhos publicados em fontes acadêmicas entre os anos de 2012 e 2021, além da aplicação de situações didáticas baseadas na perspectiva da TSD. O método, utilizado para as inferências, será a triangulação metodológica, a ser utilizada para análise de conteúdo. Os dados coletados foram baseados nas etapas da Teoria das Situações Didáticas e validadas por intermédio da Engenharia Didática, por intermédio do confronto da Análise a priori e Análise a posteriori. Os resultados da pesquisa evidenciam que a integração das tecnologias digitais no ensino de matemática nas escolas tem como objetivo aprimorar o panorama educacional em relação a essa disciplina. A TSD contribui para o ensino do conteúdo de função polinomial do 1o grau e função polinomial do 2o grau estruturadas em SDs utilizadas no Modellus para o processo de ensino de matemática, visando assim à inserção das tecnologias digitais, em especial o Modellus e a modelagem matemática na TSD com o intuito de transformar a escola pública através do SPAECE. As situações didáticas desenvolvidas oportunizaram aos estudantes um aprimoramento no uso do software, dos seus recursos e das ferramentas disponíveis, assim como desencadearam percepções geométricas e algébricas por meio da manipulação e visualização de elementos dentro das construções. Portanto, a TSD foi peça fundamental e de grande importância na estruturação das sessões didáticas, no que tange em estimular e desafiar os estudantes a se esforçarem na superação de limites ao conteúdo proposto. |
Descripción : | Acompanha produto educacional: Blog educacional Modellus |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73656 |
Aparece en las colecciones: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_leomaia.pdf | Dissertação | 6,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
2023_pe_leomaia.pdf | Produto educacional | 2,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.