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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, Francisco Herbert Lima de-
dc.contributor.authorMaia, Lucas Emanuel de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-07-24T11:04:38Z-
dc.date.available2023-07-24T11:04:38Z-
dc.date.issued2023-07-01-
dc.identifier.citationMAIA, Lucas Emanuel de Oliveira. Construções de situações didáticas utilizando o software Modellus e sua conexão com a engenharia didática e a modelagem matemática à luz do objeto de conhecimento de funções do SPAECE. 2023. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73656-
dc.descriptionAcompanha produto educacional: Blog educacional Modelluspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectSPAECEpt_BR
dc.subjectFunções polinomiais do 1o grau e 2o grau.pt_BR
dc.titleConstruções de situações didáticas utilizando o software Modellus e sua conexão com a engenharia didática e a modelagem matemática à luz do objeto de conhecimento de funções do SPAECE.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorMenezes, Daniel Brandão-
dc.description.abstract-ptbrOs indicadores educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Programme for International Student Assessment (PISA), apontam fragilidades na educação brasileira ao avaliar as habilidades e competências nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa através de exames padronizados que contemplam conteúdos considerados relevantes e indispensáveis à formação dos estudantes brasileiros. Em 2015, 70,25% dos estudantes brasileiros estavam abaixo do nível básico de proficiência em matemática, colocando o Brasil nas últimas posições no ranking mundial de proficiência em matemática da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Diante desse cenário, o uso das tecnologias digitais como ferramenta colaborativa no ensino de Matemática oferece uma oportunidade de aprendizado contextualizado, especialmente no estudo das funções polinomiais do 1o grau e 2o grau. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar como o Software de Modelagem Computacional Modellus pode ser aplicado na construção dos conceitos relacionados às funções polinomiais do 1o grau e 2o grau do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), em uma turma do 9o ano do ensino fundamental, utilizando a Teoria das Situações Didáticas (TSD) como referencial teórico. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), que consiste em uma investigação sistemática de trabalhos publicados em fontes acadêmicas entre os anos de 2012 e 2021, além da aplicação de situações didáticas baseadas na perspectiva da TSD. O método, utilizado para as inferências, será a triangulação metodológica, a ser utilizada para análise de conteúdo. Os dados coletados foram baseados nas etapas da Teoria das Situações Didáticas e validadas por intermédio da Engenharia Didática, por intermédio do confronto da Análise a priori e Análise a posteriori. Os resultados da pesquisa evidenciam que a integração das tecnologias digitais no ensino de matemática nas escolas tem como objetivo aprimorar o panorama educacional em relação a essa disciplina. A TSD contribui para o ensino do conteúdo de função polinomial do 1o grau e função polinomial do 2o grau estruturadas em SDs utilizadas no Modellus para o processo de ensino de matemática, visando assim à inserção das tecnologias digitais, em especial o Modellus e a modelagem matemática na TSD com o intuito de transformar a escola pública através do SPAECE. As situações didáticas desenvolvidas oportunizaram aos estudantes um aprimoramento no uso do software, dos seus recursos e das ferramentas disponíveis, assim como desencadearam percepções geométricas e algébricas por meio da manipulação e visualização de elementos dentro das construções. Portanto, a TSD foi peça fundamental e de grande importância na estruturação das sessões didáticas, no que tange em estimular e desafiar os estudantes a se esforçarem na superação de limites ao conteúdo proposto.pt_BR
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

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