Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7359
Tipo: | Dissertação |
Título : | A improvisação musical na iniciação coletiva ao violão |
Título en inglés: | The music improvisation in the collective initiation to guitar |
Autor : | Oliveira, Marcelo Mateus de |
Tutor: | Matos, Elvis de Azevedo |
Palabras clave : | Knowledge Relationship;Guitar Teaching;Improvisação(Música) - Instrução e estudo - Sobral(CE);Violão - Instrução e estudo - Sobral(CE) |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | www.teses.ufc.br |
Citación : | OLIVEIRA, Marcelo Mateus de. A improvisação musical na iniciação coletiva ao violão. 2012. 122f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho buscou analisar o papel da atividade de improvisação musical na iniciação coletiva ao violão a partir do sentido atribuído pelos sujeitos à atividade desenvolvida. Entendendo que buscar compreender a aprendizagem contribuiria mais do que pensar estratégias educativas a partir do ensino. Nos referenciamos teoricamente na teoria da Relação com o Saber, de Bernard Charlot (2000); e nos parâmetros e princípios de Educação Musical, de Keith Swanwick (1979; 2003). Foram utilizadas categorias como atividade, sentido, mobilização (Charlot, 2000); composição, apreciação, performance e discurso musical (Swanwick, 1979, 2003). A pesquisa de campo teve como contexto o projeto de extensão universitária do curso de Música – Licenciatura da UFC, Campus de Sobral, intitulado Oficina de Violão. Metodologicamente utilizamos a pesquisa-ação, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários, entrevistas e a gravação em vídeo dos encontros. Constatamos, a partir da fala dos sujeitos, que a improvisação é uma valiosa ferramenta para a aprendizagem de música desde a iniciação ao instrumento. A possibilidade de contextualização de conteúdos musicais, o envolvimento em realizações musicais vivas e o fortalecimento da musicalidade do sujeito são alguns aspectos destacados em nossa pesquisa. |
Abstract: | The present study sought to examine the role of the collective musical improvisation activity of in the guitar initiation based on the meaning attributed to the by the students for this approach. Seeking to understand the musical learning process emphasizing the educational strategies for teaching. The Knowledge Relationship Theory, Bernard Charlot (2000), and also the Parameters and Principles for Music Education elaborated by Keith Swanwick (1979, 2003) are the theoretical base for our study. During the research we used some categories as activity, sense, call (Charlot, 2000) and composition, assessment, performance and musical discourse (Swanwick, 1979, 2003). The field research was the context of a Guitar Workshop as a university extension course in Music at the federal University of Ceará - Sobral Campus. Methodologically our work uses the action research with its instruments of data collection as questionnaires, interviews and video recording. We concluded analyzing the collected data, that improvisation is important tool for teaching and learning music since the study initiation in the instrument. The possibility of musical background content, engaging in live musical achievements and strengthening the musicianship of the subject are some issues highlighted in our research. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7359 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012-DIS-MMOLIVEIRA.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.