Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Elvis de Azevedo-
dc.contributor.authorOliveira, Marcelo Mateus de-
dc.date.accessioned2014-02-24T17:28:54Z-
dc.date.available2014-02-24T17:28:54Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcelo Mateus de. A improvisação musical na iniciação coletiva ao violão. 2012. 122f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7359-
dc.description.abstractThe present study sought to examine the role of the collective musical improvisation activity of in the guitar initiation based on the meaning attributed to the by the students for this approach. Seeking to understand the musical learning process emphasizing the educational strategies for teaching. The Knowledge Relationship Theory, Bernard Charlot (2000), and also the Parameters and Principles for Music Education elaborated by Keith Swanwick (1979, 2003) are the theoretical base for our study. During the research we used some categories as activity, sense, call (Charlot, 2000) and composition, assessment, performance and musical discourse (Swanwick, 1979, 2003). The field research was the context of a Guitar Workshop as a university extension course in Music at the federal University of Ceará - Sobral Campus. Methodologically our work uses the action research with its instruments of data collection as questionnaires, interviews and video recording. We concluded analyzing the collected data, that improvisation is important tool for teaching and learning music since the study initiation in the instrument. The possibility of musical background content, engaging in live musical achievements and strengthening the musicianship of the subject are some issues highlighted in our research.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectKnowledge Relationshippt_BR
dc.subjectGuitar Teachingpt_BR
dc.subjectImprovisação(Música) - Instrução e estudo - Sobral(CE)pt_BR
dc.subjectViolão - Instrução e estudo - Sobral(CE)pt_BR
dc.titleA improvisação musical na iniciação coletiva ao violãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho buscou analisar o papel da atividade de improvisação musical na iniciação coletiva ao violão a partir do sentido atribuído pelos sujeitos à atividade desenvolvida. Entendendo que buscar compreender a aprendizagem contribuiria mais do que pensar estratégias educativas a partir do ensino. Nos referenciamos teoricamente na teoria da Relação com o Saber, de Bernard Charlot (2000); e nos parâmetros e princípios de Educação Musical, de Keith Swanwick (1979; 2003). Foram utilizadas categorias como atividade, sentido, mobilização (Charlot, 2000); composição, apreciação, performance e discurso musical (Swanwick, 1979, 2003). A pesquisa de campo teve como contexto o projeto de extensão universitária do curso de Música – Licenciatura da UFC, Campus de Sobral, intitulado Oficina de Violão. Metodologicamente utilizamos a pesquisa-ação, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários, entrevistas e a gravação em vídeo dos encontros. Constatamos, a partir da fala dos sujeitos, que a improvisação é uma valiosa ferramenta para a aprendizagem de música desde a iniciação ao instrumento. A possibilidade de contextualização de conteúdos musicais, o envolvimento em realizações musicais vivas e o fortalecimento da musicalidade do sujeito são alguns aspectos destacados em nossa pesquisa.pt_BR
dc.title.enThe music improvisation in the collective initiation to guitarpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012-DIS-MMOLIVEIRA.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.