Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73558
Tipo: | TCC |
Título: | Diagnóstico das competências digitaisI de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Silva, Maria do Socorro Oliveira da |
Orientador: | Castro, Juscileide Braga de |
Palavras-chave: | Competências digitais;Tecnologias digitais;Educação do século XXI |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | SILVA, Maria do Socorro Oliveira da. Diagnóstico das competências digitaisI de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Orientadora: Juscileide Braga de Castro. 2022. 75 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Tendo em vista os avanços tecnológicos do último século e a popularização da internet, surge um novo desafio para a Educação: incorporar aos conteúdos curriculares novas metodologias que proporcionem aos educandos alcançar os objetivos de aprendizagem propostos na Base Comum Curricular e nos documentos oficiais da Educação brasileira. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral, investigar quais competências digitais os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da capital e região metropolitana de Fortaleza – CE utilizam na incorporação de novas tecnologias à sua prática docente e às experiências discentes na promoção de uma Educação de qualidade. Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, que utilizou questionário online como instrumento de levantamento de dados, que foram analisados por meio do método hipotético – dedutivo. Dentre os resultados, verificou-se que o uso das tecnologias digitais está centrado no emprego instrumental das ferramentas. Isso impõe a constatação, de que os professores se encontram no nível de apropriação da competência de familiarização às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, e de que as políticas educacionais implementadas nesta área precisam ser revistas e melhoradas. |
Abstract: | Faced with the technological advances of the last century and the popularization of the internet, a new challenge for education arises: to incorporate new methodologies to the curriculum content that provide the learning objectives proposed in the Curricular Common Base and in the official documents of Brazilian Education. In this sense, this research has as general objective, to investigate which digital competences teachers of the initial years of Elementary School in the capital and metropolitan region of Fortaleza - CE use in the incorporation of new technologies to their teaching practice and student experiences in promoting a Innovative education. This is a qualitative, descriptive, and exploratory research, which used an online form as a data collection instrument, which were analyzed using the hypothetical - deductive method. Among the results, it was found that the use of digital technologies is centered on the instrumental use of tools. This imposes the observation that teachers are at the level of appropriation of the competence to familiarize themselves with Digital Information and Communication Technologies, and that the educational policies implemented in this area need to be reviewed and improved. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73558 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_msosilva.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.