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Tipo: Dissertação
Título : Formação docente e aprendizagem significativa: uma proposta de ensino sobre classificação animal e sistemática filogenética
Título en inglés: Teacher training and meaningful learning: a teaching proposal on animal classification and phylogenetic systematics
Autor : Vieira, Angelice Helen de Azevedo
Tutor: Nojosa, Diva Maria Borges
Palabras clave : Biologia - Estudo e ensino;Professores de biologia - Formação;Aprendizagem significativa;Biology - Study and teaching;Biology teachers - In-service training;Meaningful learning
Fecha de publicación : 19-dic-2022
Citación : VIEIRA, Angelice Helen de Azevedo. Formação docente e aprendizagem significativa: uma proposta de ensino sobre classificação animal e sistemática filogenética. 2022. 43 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: A educação brasileira vem sofrendo constantes mudanças, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos estudantes. Com base nisso, os professores necessitam estar em constante formação, conhecendo as variadas teorias de ensino, entre elas a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), proposta por David Ausubel e complementada por Novak e Gowin, ainda pouco difundida no Brasil. Por essa razão, neste trabalho foi criado e aplicado um curso de formação continuada para os professores da área de Ciências da Natureza da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Clemente Olintho Távora Arruda, localizada no interior do estado do Ceará, com objetivo de identificar estratégias e metodologias de ensino baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa, aliando-as aos conteúdos de Biologia, em especial de Classificação Animal e Sistemática Filogenética. Este tema da biologia costuma ser apontado pelos professores como complexo e está passando por uma atualização, devido a proposta do Phylocode, que traz novas informações sobre a Sistemática Filogenética. O público-alvo foi composto por um grupo de cinco professores, três homens e duas mulheres, na faixa etária entre os 25 e 39 anos, sendo dois biólogos, um físico e dois químicos. Todos eram graduados na modalidade Licenciatura, um possuía especialização e outro o mestrado, e todos tinham pelo menos cinco anos de tempo de experiência. O curso de formação continuada implementado teve carga horária de 30 horas divididas em cinco módulos ofertados nos anos de 2020 e 2021, por meio de atividades presenciais e on line, síncronas e assíncronas, com leituras, discussões e debates sobre a temática, além de permitir a elaboração de estratégias práticas. Os docentes trouxeram como principais problemas a identificação dos subsunçores, as diferenciações, elaborações e aplicações dos mapas mentais, mapas conceituais e diagramas em “V” e o uso de ferramentas das TIC como apoio na aplicação da TAS. Para os professores os resultados foram positivos, visto que a formação suscitou neles o desejo de aprender mais sobre a TAS para aplicá-la inclusive com outros conteúdos. Também consideraram que facilita a transdisciplinaridade e traz o benefício da elaboração de aulas mais diferenciadas, que buscam promover a autonomia dos estudantes, além de incluir o uso das TIC. Desse modo, ficou claro que a TAS pode melhorar o ensino e a aquisição do conhecimento significativo, de forma mais bem consolidada e duradoura, principalmente quando associado a estratégias que estimulem o envolvimento dos estudantes, tornando-os autores de seus estudos e aprendizado.
Abstract: We can see that brazilian education has undergone constant changes, always with the aim of improving the quality of teaching and student learning. Based on this, teachers need to be in constant training, knowing the various teaching theories, including the Meaningful Learning Theory (MLT), proposed by David Ausubel and complemented by Novak and Gowin, still not widespread in Brazil. For this reason, in this study, a continuing education course was created and applied for teachers at a public state professional school, Clemente Olintho Távora Arruda, located in the interior of the state of Ceará. We aimed to identify strategies and teaching methodologies based on MLT, combining them with the contents of Biology, in particular Animal Classification and Phylogenetic Systematics. This biology theme is usually pointed out by teachers as complex and is undergoing an update, due to the Phylocode proposal, which brings new information about Phylogenetic Systematics. The study group consisted of five teachers, three men and two women, aged between 25 and 39 years old, two biologists, one physicist and two chemists. All were graduates in the Licentiate modality, one had a specialization and the other a master's degree, and all had at least five years of experience. The continuing education course implemented had a workload of 30 hours divided into five modules offered in the years 2020 and 2021, through in-press and on-line meetings, with synchronous and asynchronous activities, with readings, discussions and debates on the subject, in addition to allowing the elaboration of practical strategies. The professors brought as main problems the identification of “subsumers”, the differentiations, elaborations and applications of mental maps, conceptual maps and “V” diagrams and the use of TIC tools as support in the application of the MLT. For the teachers, the results were positive: the training made them want to learn more about the MLT; interest in applying the theory with other contents; they considered that it facilitates transdisciplinary; brings the benefit of creating more differentiated classes, which seek to promote student autonomy; and to including the use of TIC. Thus, it became clear that TAS can improve teaching and the acquisition of meaningful knowledge, in a more consolidated and lasting way, especially when associated with strategies that encourage student involvement, making them authors of their studies and learning.
Descripción : Acompanha produto educacional: "Manual de formação em aprendizagem significativa e estratégias de ensino".
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73162
Aparece en las colecciones: ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

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