Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7297
Tipo: Dissertação
Título : Pedagogia do Girô: customizando experiências de vidas e culturas educacionais
Título en inglés: Pedagogy Griô: customizing experiences of lives and educational cultures
Autor : Fontenele, Inambê Sales
Tutor: Sales, Celecina de Maria Veras
Palabras clave : Cultural Expression;Oral History;Arte de contar histórias - Gameleira de São Sebastião(Missão Velha,CE);História oral - Gameleira de São Sebastião(Missão Velha,CE);Tradição oral - Gameleira de São Sebastião(Missão Velha,CE);Gameleira de São Sebastião(Missão Velha,CE) - Usos e costumes;Ação Griô Nacional
Fecha de publicación : 2011
Editorial : www.teses.ufc.br
Citación : FONTENELE, Inambê Sales. Pedagogia do Girô: customizando experiências de vidas e culturas educacionais. 2011. 183f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2011.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho objetiva compreender como as contadoras de histórias caririenses, denominadas Griôs, foram afetadas, absorveram, interpretaram e significaram essa experiência que as intitulam e as reconhecem como Griô, personagens da política pública Ação Griô Nacional – Mestres dos Saberes, desenvolvida pelo Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva do Ministério da Cultura – MinC. Metodologicamente, apoia-se na proposta da pesquisa qualitativa de caráter etnográfico (Mattos e Geertz), com abordagens metodológicas da história oral (Delgado). Para investigação foram selecionadas as experiências da política pública Ação Griô – Mestre dos Saberes, realizadas no período de 2007 a 2009 na região do Cariri, CE, e as narrativas das contadoras de histórias, Griôs do distrito da Gameleira de São Sebastião, Missão Velha, CE. Os momentos de observação ocorreram durante a customização de um panô, construído para esta pesquisa, quando a contadora de história relata sua expressão cultural; as interpretações e as significações das crianças e da professora em relação às experiências vivenciadas no projeto “Histórias em Retalhos” que corresponde a esta política pública do MinC. A escrita do trabalho conduz a roda dialógica entre cenários e encontros que tercem o corpo desta pesquisa. No referencial teórico utilizado, entre outros autores, destacam-se Certeau, Bosi, Turino, Pacheco, Delgado, Mattos, Bruner, Benjamim, Freire e Geertz. A pesquisa aponta para a relevância dos encontros potencializados por esta experiência, e como desencadearam relações interinstitucionais entre o Ministério da Cultura, as ONGs, as escolas públicas que representam o Ministério da Educação e as comunidades locais. Percebe-se também a importância das memórias individuais e coletivas e as interdisciplinares entre os saberes locais das expressões culturais das Griôs e os conhecimentos sistematizados dos currículos educacionais proporcionados pelas professoras nas escolas. Outro aspecto são as relações intergeracionais entre as contadoras de histórias, as crianças e as professoras das escolas. Pode-se perceber que as culturas educacionais transparecem tanto nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelas contadoras de histórias, como nas práticas educacionais desenvolvidas na escola pública desta experiência.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7297
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011-DIS-ISFONTENELE.pdf3,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.