Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7297
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sales, Celecina de Maria Veras | - |
dc.contributor.author | Fontenele, Inambê Sales | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-18T14:01:05Z | - |
dc.date.available | 2014-02-18T14:01:05Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | FONTENELE, Inambê Sales. Pedagogia do Girô: customizando experiências de vidas e culturas educacionais. 2011. 183f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7297 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Cultural Expression | pt_BR |
dc.subject | Oral History | pt_BR |
dc.subject | Arte de contar histórias - Gameleira de São Sebastião(Missão Velha,CE) | pt_BR |
dc.subject | História oral - Gameleira de São Sebastião(Missão Velha,CE) | pt_BR |
dc.subject | Tradição oral - Gameleira de São Sebastião(Missão Velha,CE) | pt_BR |
dc.subject | Gameleira de São Sebastião(Missão Velha,CE) - Usos e costumes | pt_BR |
dc.subject | Ação Griô Nacional | pt_BR |
dc.title | Pedagogia do Girô: customizando experiências de vidas e culturas educacionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho objetiva compreender como as contadoras de histórias caririenses, denominadas Griôs, foram afetadas, absorveram, interpretaram e significaram essa experiência que as intitulam e as reconhecem como Griô, personagens da política pública Ação Griô Nacional – Mestres dos Saberes, desenvolvida pelo Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva do Ministério da Cultura – MinC. Metodologicamente, apoia-se na proposta da pesquisa qualitativa de caráter etnográfico (Mattos e Geertz), com abordagens metodológicas da história oral (Delgado). Para investigação foram selecionadas as experiências da política pública Ação Griô – Mestre dos Saberes, realizadas no período de 2007 a 2009 na região do Cariri, CE, e as narrativas das contadoras de histórias, Griôs do distrito da Gameleira de São Sebastião, Missão Velha, CE. Os momentos de observação ocorreram durante a customização de um panô, construído para esta pesquisa, quando a contadora de história relata sua expressão cultural; as interpretações e as significações das crianças e da professora em relação às experiências vivenciadas no projeto “Histórias em Retalhos” que corresponde a esta política pública do MinC. A escrita do trabalho conduz a roda dialógica entre cenários e encontros que tercem o corpo desta pesquisa. No referencial teórico utilizado, entre outros autores, destacam-se Certeau, Bosi, Turino, Pacheco, Delgado, Mattos, Bruner, Benjamim, Freire e Geertz. A pesquisa aponta para a relevância dos encontros potencializados por esta experiência, e como desencadearam relações interinstitucionais entre o Ministério da Cultura, as ONGs, as escolas públicas que representam o Ministério da Educação e as comunidades locais. Percebe-se também a importância das memórias individuais e coletivas e as interdisciplinares entre os saberes locais das expressões culturais das Griôs e os conhecimentos sistematizados dos currículos educacionais proporcionados pelas professoras nas escolas. Outro aspecto são as relações intergeracionais entre as contadoras de histórias, as crianças e as professoras das escolas. Pode-se perceber que as culturas educacionais transparecem tanto nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelas contadoras de histórias, como nas práticas educacionais desenvolvidas na escola pública desta experiência. | pt_BR |
dc.title.en | Pedagogy Griô: customizing experiences of lives and educational cultures | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011-DIS-ISFONTENELE.pdf | 3,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.