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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72885
Tipo: | TCC |
Título: | Movimentos sociais, educação libertadora e participação popular na construção do Bairro Pirambu, Fortaleza – CE |
Autor(es): | Oliveira, Ediana Maria Cacau |
Orientador: | Fonteles Filho, Jose Mendes |
Palavras-chave: | Movimentos sociais;Educação Libertadora;Pirambu |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | OLIVEIRA, Ediana Maria Cacau. Movimentos sociais, educação libertadora e participação popular na construção do Bairro Pirambu, Fortaleza – CE. Orientador: Jose Mendes Fonteles Filho. 2022. 80 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho é uma produção cartográfica que nasce da vivência e experiência junto ao bairro Pirambu, da observação e escuta de moradores ante a rememoração dos fatos históricos, pessoas, situações e ações que constituem a história deste local. Este Trabalho foi orientado pelo Professor Dr. José Mendes Fonteles Filho (o Babi Fonteles) e procura refletir, entender sobre a importância e influência dos movimentos sociais e populares na organização social e cultural do bairro, como eles impactaram na construção da identidade do povo, por oportuno, considera a força educativa e política da participação do povo, nas lutas que nasceram das necessidades de efetivação dos direitos. A pesquisa foi feita de forma participante a partir do olhar e vivências de 15 pessoas, moradores e ex-moradores, por vezes iluminada e instigada pelos escritos existentes sobre o Pirambu, incluindo o olhar da pesquisadora que participa e intermedia a costura entre a história, as memórias compartilhadas e suas releituras, da qual nasce este estudo. Entre os resultados mais relevantes da pesquisa, tem-se que os sujeitos participantes confirmam, em exemplos e fatos, a importância dos movimentos sociais e populares na formação do bairro, que a participação popular foi extremamente educativa, ensinando a população a lutar, a saber sobre os direitos e como reivindica-los, sobre a solidariedade, a união, a justiça e a política. A ocupar o seu lugar dentro da Cidade de Fortaleza. |
Resumen: | El presente trabajo es una producción cartográfica que nace de la experiencia y vivencia con el barrio Pirambu, de la observación y escucha de los pobladores ante la rememoración de hechos históricos, personas, situaciones y acciones que constituyen la historia de este lugar. Este trabajo fue orientado por el Profesor Dr. José Mendes Fonteles Filho (el Babi Fonteles) y busca reflejar, comprender la importancia y la influencia de los movimientos sociales y populares en la organización social y cultural del barrio, cómo estes impactaron en la construcción de la identidad del pueblo, en su caso, considera la fuerza educativa y política de la participación del pueblo en las luchas que nacieron de la necesidad de la realización de los derechos. La investigación se llevó a cabo de forma participativa desde la perspectiva y las experiencias de 15 personas, residentes y ex-residentes, por veces iluminadas e instigadas por los escritos existentes sobre el Pirambu, incluida la perspectiva del investigador que participa y media la costura entre la historia, lo compartido de las memorias y sus relecturas, de donde nació este estudio. Entre los resultados más relevantes de la investigación, los sujetos participantes constatan, en ejemplos y hechos, la importancia de los movimientos sociales y populares en la formación del barrio, que la participación popular fue sumamente educativa, enseñando a la población a luchar, conocer a sus derechos y cómo reivindicarlos, sobre solidaridad, unión, justicia y política. Tomando su lugar dentro de la Ciudad de Fortaleza. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72885 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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