Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72792
Tipo: TCC
Título : Mediatização religiosa na podosfera: estudo de caso do programa de podcast BiboTalk
Autor : Farias, Ana Ligia Ribeiro
Tutor: Silva, Antônio César da
Palabras clave : Mediatização religiosa;Cibercultura;Podcast;Campo religioso
Fecha de publicación : 2020
Citación : FARIAS, Ana Ligia Ribeiro. Mediatização religiosa na podosfera: estudo de caso do programa de podcast BiboTalk. 2020. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho apresenta uma reflexão acerca do campo religioso como manifestação da atividade religiosa institucionalizada, e sua crescente atuação na comunicação e no local de debate público. Com os avanços tecnológicos e a cibercultura (LEMOS, 2005; LÉVY, 1999), os dogmas religiosos viram a possibilidade de expansão em mais uma esfera do cotidiano, e enxergaram neste espaço (do digital) mais um terreno para articular as ideias e/ou premissas religiosas com outras práticas contemporâneas. Realizando um estudo de caso, especificamente um programa de podcast sobre teologia, o BTCast, este trabalho se propôs a identificar a mediatização religiosa no podcasting através da midiatização do programa em si; da tecnicidade de produção do podcast; das interações sociais e técnicas; publicidade e merchandising; e procurou identificar, através desse processo um crescimento da experiência religiosa no ciberespaço. Dessa análise, é possível apontar a manifestação do produto religioso, no caso o BTCast, se adequando à realidade e abordando o que está em evidência no debate público. O BTCast encontra no ciberespaço uma liberdade de comunicar e interagir sobre assuntos recorrentes, como uma “transmidiação”. O programa se apresenta como um produto cultural que se comporta para além dos limites pré-ordenados pelo objetivo em si do podcast, dando novos contornos à manifestação religiosa em rede, acaba operando também na lógica da mediatização religiosa, fazendo da religião não apenas a leitura dos debates inerentes ao cotidiano popular, mas sim o ponto central para que essas leituras sejam realizadas
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72792
Aparece en las colecciones: PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_tcc_alrfarias.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.