Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Antônio César da-
dc.contributor.authorFarias, Ana Ligia Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-06-14T11:31:51Z-
dc.date.available2023-06-14T11:31:51Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFARIAS, Ana Ligia Ribeiro. Mediatização religiosa na podosfera: estudo de caso do programa de podcast BiboTalk. 2020. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72792-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMediatização religiosapt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectCampo religiosopt_BR
dc.titleMediatização religiosa na podosfera: estudo de caso do programa de podcast BiboTalkpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta uma reflexão acerca do campo religioso como manifestação da atividade religiosa institucionalizada, e sua crescente atuação na comunicação e no local de debate público. Com os avanços tecnológicos e a cibercultura (LEMOS, 2005; LÉVY, 1999), os dogmas religiosos viram a possibilidade de expansão em mais uma esfera do cotidiano, e enxergaram neste espaço (do digital) mais um terreno para articular as ideias e/ou premissas religiosas com outras práticas contemporâneas. Realizando um estudo de caso, especificamente um programa de podcast sobre teologia, o BTCast, este trabalho se propôs a identificar a mediatização religiosa no podcasting através da midiatização do programa em si; da tecnicidade de produção do podcast; das interações sociais e técnicas; publicidade e merchandising; e procurou identificar, através desse processo um crescimento da experiência religiosa no ciberespaço. Dessa análise, é possível apontar a manifestação do produto religioso, no caso o BTCast, se adequando à realidade e abordando o que está em evidência no debate público. O BTCast encontra no ciberespaço uma liberdade de comunicar e interagir sobre assuntos recorrentes, como uma “transmidiação”. O programa se apresenta como um produto cultural que se comporta para além dos limites pré-ordenados pelo objetivo em si do podcast, dando novos contornos à manifestação religiosa em rede, acaba operando também na lógica da mediatização religiosa, fazendo da religião não apenas a leitura dos debates inerentes ao cotidiano popular, mas sim o ponto central para que essas leituras sejam realizadaspt_BR
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_alrfarias.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.