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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72012
Tipo: | Tese |
Título : | A categoria tempo na escrita de alunos surdos sinalizantes de Libras |
Autor : | Mendonça, Jeane Maria Alves de |
Tutor: | Coan, Márluce |
Palabras clave : | Funcionalismo;Tempo verbal;Surdos sinalizantes;Libras;Aquisição de segunda língua |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | MENDONÇA, Jeane Maria Alves de. A categoria tempo na escrita de alunos surdos sinalizantes de Libras. Orientadora: Márcluce Coan. 2021. 195 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta tese, por meio de uma perspectiva funcionalista, deteve-se ao estudo da categoria tempo e da categoria aspecto na escrita de surdos sinalizantes. Os objetivos que nortearam essa pesquisa foram: a) mapear os tempos verbais codificados nas narrações e dissertações produzidas em Português por alunos surdos sianlizantes; b) examinar fatores linguísticos e extralinguísticos prototípicos condicionadores da marcação da categoria tempo. Deram suporte a nossa pesquisa os pressupostos teóricos do Funcionalismo Linguístico de vertente norte-americana (HOPPER; THOMPSON, 1980; GIVÓN, 1995) e os postulados sobre a aquisição de segunda língua defendidos por Selinker (1972); Mclaughlin, (1978) e Krashen (1985). A pesquisa analisou dados de língua provenientes de 22 textos escritos por alunos surdos sinalizantes do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Ceará, sendo 8 textos narrativos (relatos pessoais) e 14 textos dissertativos (artigos de opinião), a partir dos quais mapeamos um total de 239 dados, que foram analisados conforme algumas noções basilares: a relação figura e fundo, os parâmetros de transitividade – ambos segundo Hopper e Thompson (1980) – e o aspecto composicional das formas – segundo Wachowicz (2003) e Bardovi-Harlig (1995). Ademais, investigamos os fatores extralinguísticos que condicionam a escolha do tempo verbal: faixa etária em que a Libras foi adquirida, com base em Quadros (2007); nível de sinalização dos pais ou responsáveis, conforme Finau (2008) e a modalidade de ensino cursada na Educação Básica, de acordo com Finau (2008). A partir do mapeamento, constatamos que o presente predominou em 49% das formas mapeadas, seguido pelo passado que representou 37% das formas e o futuro representou apenas 5% das ocorrências. Quanto ao infinitivo, forma nominal, que geralmente aparece nas produções textuais em Português de alunos surdos sinalizantes, por aproximar-se da codificação verbal em Libras, representou apenas 9% das ocorrências, fato que implica que os alunos observados podem estar um bom nível de interlíngua. Nas cláusulas-figura e nas cláusulas com alta transitividade, o pretérito perfeito predominou nos textos narrativos e o presente nos dissertativos. Nas demais cláusulas - fundo 1, fundo 2, média e baixa transitividades - em ambas tipologias analisadas, a maior frequência foi a de formas codificadas no presente, em segundo lugar apareceram as formas no pretérito, e em terceiro as formas no infinitivo, por fim, houve ocorrência de formas codificadas no futuro. Quanto à leitura composicional do aspecto, constatamos que nem sempre a morfologia do verbo corresponde ao tempo interno da cláusula, por isso a importância de considerarmos todo o contexto. Ao analisarmos os fatores extralinguísticos de controle, estes não se mostraram relevantes na marcação da categoria, contudo, não podemos deixar de destacar a importância de a criança surda adquirir cedo a sua L1 ou Libras, crescer em um ambiente no qual os responsáveis ou os pais sinalizem e cursar e Educação Básica em uma escola bilíngue. |
Abstract: | Through a functionalist perspective, this thesis examines the time and aspect categories in the writing of deaf sign language users. The objectives that guided this research were: a) to map the verbal tenses encoded in the narrations and dissertations produced in Portuguese by deaf students; b) to examine prototypical linguistic and extralinguistic factors conditioning the marking of the category of time. The theoretical assumptions of North American Linguistic Functionalism (HOPPER; THOMPSON, 1980; GIVÓN, 1995) and the postulates on the acquisition of a second language advocated by Selinker (1972); Mclaughlin, (1978) and Krashen (1985) were adopted to support this work of research. This research analyzes language data from 22 texts written by deaf undergraduates in the Language Studies-Brazilian Sign Language (Libras) course at the Federal University of Ceará, Brazil. The data consist of eight narrative texts (personal accounts) and fourteen essays (opinion articles), from which were mapped a total of 239 pieces of data. This material was, then, analyzed according to the following basic notions: the relationship between foreground and background, the parameters of transitivity – these first two according to Hopper and Thompson (1980) – and the compositional aspect of the forms – according to Wachowicz (2003) and Bardovi-Harlig (1995). Furthermore, we investigated the extralinguistic factors that condition the choice of verbal tense: age group in which Libras was acquired, based on Quadros (2008); signaling level of parents or guardians, according to Finau (2008) and the modality of teaching in Basic Education, according to Finau (2008). From the mapping, concerning to the time category marking, we found that the present tense predominated in 49% of the mapped forms, followed by the past tense, which represented 37% of the forms. While the future tense represented only 5% of the occurrences. Regarding the infinitive nominal form, which usually appears in textual productions in Portuguese by deaf sign language users because it approaches verbal coding in Libras, represented only 9% of the occurrences, a fact that implies that the observed students may have good command of the interlanguage. In the figure clauses and in the clauses with high transitivity, the simple past tense predominated in the narrative texts, while the simple present tense predominated in the essays. In the other clauses - background 1, background 2, clauses with medium and low transitivities - in both types analyzed the highest frequency was that of forms encoded in the present, followed by forms in the past tense, and forms in the infinitive. Finally, there was the occurrence of coded forms in the future tense. Regarding the compositional reading of the aspect, we found that the morphology of the verb does not always correspond to the internal tense of the clause, which demonstrates the importance of considering the whole context. When analyzing the extralinguistic control factors, these were not relevant in the marking of the category. However, we cannot fail to highlight the importance for deaf children of acquiring their L1 or Libras early, of growing up in an environment in which guardians or parents can use sign language, and of attending a bilingual school for their Basic Education. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72012 |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
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