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Tipo: Dissertação
Título : Avaliação estrutural sistêmica aplicada a aprendizagem organizacional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/Fortaleza
Autor : Batista, Blússia Tétis Brito
Tutor: Lima, Marcos Antonio Martins
Palabras clave : Avaliação institucional;Aprendizagem Organizacional;Avaliação Estrutural-Sistêmica;Educational evaluation;Organizational Learning;Systemic Structural Assessment
Fecha de publicación : 2022
Citación : BATISTA, Blússia Tétis Brito. Avaliação estrutural sistêmica aplicada a aprendizagem organizacional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/Fortaleza. Orientador: Marcos Antonio Martins Lima. 2022. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem por objetivo analisar o sistema de aprendizagem organizacional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Para realizar esta pesquisa, foi contextualizado todo o processo de avaliação da aprendizagem organizacional do SENAC/Fortaleza e sua trajetória de forma sistemática. De natureza exploratória, possui abordagem quali-quantitativa e utiliza um espaço metodológico quadripolar como forma de melhor compreensão dos dados e informações coletadas. Utilizando como referência a Avaliação Estrutural Sistêmica, buscou-se a percepção dos profissionais responsáveis pelo programa de educação corporativa, docentes (instrutores) e discentes. O polo epistemológico ampara-se nos fundamentos de John Dewey e a educação baseada na experiência. No polo teórico, constitui um quadro de referências e reflexões acerca da teoria proposta a partir de conceitos de John Dewey e as conexões com a avaliação da aprendizagem organizacional realizando interface e diálogo com teóricos e estudiosos da proposta como Argyris e Schön (1996), Peter Senge (1997), Lima (2005) entre outros. O polo morfológico integra a seção dos modelos utilizados na proposta do trabalho. Com suporte na visão dos teóricos, elencando a estruturação das teorias e a forma de aplicação dos modelos de avaliação como: Modelo de Aprendizagem Organizacional de Peter Senge (1990), Modelo de Aprendizagem Organizacional de Cris Argyris e Schön (1996), Modelo de Avaliação Estrutural Sistêmica de Lima (2005) e Modelo de Avaliação de Kirkpatrick (1976). O polo técnico se propõe a apresentar o detalhamento da coleta de dados a partir dos métodos e técnicas necessárias para a investigação do objeto em estudo. O lócus da pesquisa constituiu-se de um universo formado por três grupos de respondentes do SENAC/Fortaleza no total de 257 funcionários. O instrumento de pesquisa possui 17 variáveis distribuídas em 3 blocos visando maior entendimento e análise dos dados. O Coeficiente Alfa Cronbach foi calculado separadamente por cada grupo de respondente e posteriormente, as 17 variáveis dentro de cada grupo. Os valores revelados do Alfa Cronbach por grupo foram: supervisor pedagógico 0,846, instrutor 0,948 e colaborador 0,939. O Alfa Cronbach certificou as estruturas essências da Avaliação Estrutural-Sistêmica desenhadas na pesquisa. A matriz de correlação entre os itens revelou no grupo supervisor pedagógico 12 correlações negativas representando variáveis inversamente proporcionais reforçando o hiato nas relações entre os grupos de respondentes e as estruturas essenciais revelado na análise quantitativa e qualitativa. Não foi identificado na pesquisa o processo de reflexão sobre a avaliação. O pensar avaliar foi revelado como uma lacuna na meta-avaliação merecendo maiores investimentos com pretensão de articular a retroalimentação e aprimoramento do sistema de avaliação da aprendizagem organizacional da instituição estudada.
Abstract: The present work aims to analyze the organizational learning system in a third sector organization in Ceará, specifically carried out at the National Commercial Learning Service (SENAC). To carry out this research, the entire process of evaluating the organizational learning of SENAC / Fortaleza and its trajectory was contextualized in a systematic way. Exploratory in nature, it has a quali-quantitative approach and uses a quadripolar methodological space as a way of understanding the data and information collected. Using the Systemic Structural Assessment as a reference, the perception of the professionals responsible for the corporate education program, teachers (instructors) and students was sought. The epistemological pole is supported by the foundations of Jhon Dewey and education based on experience. In the theoretical pole, it constitutes a framework of references and reflections on the theory proposed from concepts of Jhon Dewey and education based on experience. In the theoretical pole, it constitutes a framework of references and reflections on the theory proposed from concepts of Jhon Dewey and as limited to the assessment of organizational learning, performing an interface and dialogue with theorists and scholars of the proposal such as Argyris and Schön (1996), Peter Senge (1997), Lima (2005) among others. The morphological pole integrates the section of the models used in the work proposal. Supported in the view of theorists, listing the structuring of theories and the form of application of assessment models as: Organizational Learning Model by Peter Senge (1990), Organizational Learning Model by Chris Argyris and Schon (1996), Systemic Structural Assessment Model by Lima (2005) and Kirkpatrick Evaluation Model (1976). The technical pole proposes to present the details of data collection from the methods and techniques necessary for the investigation of the object under study. The locus of the research consisted of a universe formed by three groups of SENAC/Fortaleza respondents, totaling 257 employees. The research instrument has 17 variables distributed in 3 blocks in order to better understand and analyze the data. The Cronbach Alpha Coefficient was calculated separately for each respondent group and later, the 17 variables within each group. The Alfa Cronbach values revealed by group were: pedagogical supervisor 0.846, instructor 0.948 and collaborator 0.939. Alfa Cronbach has certified the essential Structural-Systemic Assessment frameworks designed in the research. The correlation matrix between the items revealed 12 negative correlations in the pedagogical supervisor group, representing inversely proportional variables, reinforcing the gap in the relationships between the groups of respondents and the essential structures revealed in the quantitative and qualitative analysis. The process of reflection on the evaluation was not identified in the research. The thinking about evaluating was revealed as a gap in the meta-evaluation deserving greater investments with the intention of articulating the feedback and improvement of the organizational learning evaluation system of the studied institution.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70057
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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