Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69990
Tipo: | TCC |
Título : | Os impactos da ansiedade nos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças na educação infantil |
Autor : | Rodrigues, Karlla Bruna da Silva |
Tutor: | Andrade, Jakeline de Alencar |
Palabras clave : | Desenvolvimento e aprendizagem;Educação Infantil;Ansiedade |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | RODRIGUES, Karlla Bruna da Silva. Os impactos da ansiedade nos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças na educação infantil. Orientadora: Jakeline de Alencar Andrade. 2022. 39 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | A ansiedade é um sentimento comum que está cotidianamente presente nas reações humanas e podemos considerá-la prejudicial quando impacta significativamente a qualidade de vida dos indivíduos. Compreender e administrar sentimentos é uma tarefa complexa e para as crianças isso pode acabar sendo ainda mais difícil. Falar sobre ansiedade em crianças especificamente no contexto escolar, considerando desde a Educação Infantil, é importante para que possamos compreender formas de prevenção e combate desse tipo de transtornos nos pequenos, através de práticas responsáveis e sensíveis. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da ansiedade nos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças na Educação Infantil. Com abordagem exploratória e articulada com o referencial teórico levantado, foi realizada uma pesquisa com professoras da Educação Infantil para analisar suas perspectivas sobre a temática. Os resultados obtidos revelam aspectos que evidenciam a importância da discussão sobre esse assunto atualmente, uma vez que expõe diversos comportamentos e situações relatadas pelas professoras que podem ser associados à Ansiedade Infantil. |
Abstract: | Anxiety is a common feeling that is present daily in human reactions and we can consider it harmful when it significantly impacts the quality of life of individuals. Understanding and managing feelings is a complex task and for children this can end up being even more difficult. Talking about anxiety in children specifically in the school context, starting from kindergarten, is important so that we can understand ways of preventing and combating this type of disorder in children, through responsible and sensitive practices. Therefore, the present work aims to analyze the impact of anxiety on the development and learning processes of children in Early Childhood Education. With an exploratory approach and articulated with the raised theoretical framework, a survey was carried out with Early Childhood teachers to analyze their perspectives on the subject. The results obtained reveal aspects that highlight the importance of discussing this subject today, since it exposes different behaviors and situations reported by the teachers that can be associated with Childhood Anxiety. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69990 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_kbsrodrigues.pdf | 320,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.