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Tipo: TCC
Título: Reflexões sobre os desafios da escolarização de jovens e adultos no cenário de isolamento social
Autor(es): Lessa, Natiane Muliterno da Cunha
Orientador: Almeida, Ronaldo de Sousa
Palavras-chave: EJA;Ensino Remoto;COVID 19
Data do documento: 2022
Citação: LESSA, Natiane Muliterno da Cunha. Reflexões sobre os desafios da escolarização de jovens e adultos no cenário de isolamento social. Orientador: Ronaldo de Souza Almeida. 2022. 53 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Este trabalho analisa os desafios da escolarização de jovens e adultos no contexto de ensino remoto, em razão da pandemia do novo Corona vírus, buscando trazer uma reflexão no que tange à reinvenção dos processos educativos de jovens e adultos, com base na experiência dos professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia de Souza em 2021, diante do momento vivenciado pela pandemia de COVID 19. Tomamos, principalmente, por base os pressupostos teóricos trazidos por Belloni (2001), Paulo Freire (2003), Almeida (2006) Souza (2019) e na Constituição Brasileira. A pesquisa tem caráter qualitativo, e, para a coleta de dados, utilizamos um formulário online com questionário para os professores que atuam na modalidade da EJA. A suspensão das aulas presenciais tornou-se, portanto, um grande desafio para a Educação de modo geral, tendo em vista a falta de preparo do Estado, para além dos componentes curriculares, mas para toda estrutura da(s) a(s) modalidade(s) de ensino, neste sentido, este estudo vem para contribuir com as discussões referentes às políticas em torno da Educação de Jovens e Adultos e, principalmente, os reflexos do isolamento social para os educandos.
Abstract: This work analyzes the challenges of schooling for young people and adults in the context of remote teaching, due to the pandemic of the new Corona virus, seeking to bring a reflection regarding the reinvention of educational processes for young people and adults, based on the experience of teachers of the Center for Youth and Adult Education Professor Gilmar Maia de Souza in 2021, given the moment experienced by the COVID 19 pandemic.We are mainly based on the theoretical assumptions brought by Belloni (2001), Paulo Freire (2003), Almeida (2006) Souza (2019) and in the Brazilian Constitution. The research has a qualitative character, and, for data collection, we used an online form with a questionnaire for teachers who work in the EJA modality. The suspension of face-to-face classes has therefore become a great challenge for Education in general, given the lack of preparation of the State, in addition to the curricular components, but for the entire structure of the modality(ies). (s) of education, in this sense, this study comes to contribute to the discussions regarding the policies around the Education of Youth and Adults and, mainly, the reflexes of social isolation for the students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69986
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