Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69986
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Ronaldo de Sousa-
dc.contributor.authorLessa, Natiane Muliterno da Cunha-
dc.date.accessioned2023-01-04T18:03:37Z-
dc.date.available2023-01-04T18:03:37Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLESSA, Natiane Muliterno da Cunha. Reflexões sobre os desafios da escolarização de jovens e adultos no cenário de isolamento social. Orientador: Ronaldo de Souza Almeida. 2022. 53 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69986-
dc.description.abstractThis work analyzes the challenges of schooling for young people and adults in the context of remote teaching, due to the pandemic of the new Corona virus, seeking to bring a reflection regarding the reinvention of educational processes for young people and adults, based on the experience of teachers of the Center for Youth and Adult Education Professor Gilmar Maia de Souza in 2021, given the moment experienced by the COVID 19 pandemic.We are mainly based on the theoretical assumptions brought by Belloni (2001), Paulo Freire (2003), Almeida (2006) Souza (2019) and in the Brazilian Constitution. The research has a qualitative character, and, for data collection, we used an online form with a questionnaire for teachers who work in the EJA modality. The suspension of face-to-face classes has therefore become a great challenge for Education in general, given the lack of preparation of the State, in addition to the curricular components, but for the entire structure of the modality(ies). (s) of education, in this sense, this study comes to contribute to the discussions regarding the policies around the Education of Youth and Adults and, mainly, the reflexes of social isolation for the students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectCOVID 19pt_BR
dc.titleReflexões sobre os desafios da escolarização de jovens e adultos no cenário de isolamento socialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho analisa os desafios da escolarização de jovens e adultos no contexto de ensino remoto, em razão da pandemia do novo Corona vírus, buscando trazer uma reflexão no que tange à reinvenção dos processos educativos de jovens e adultos, com base na experiência dos professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia de Souza em 2021, diante do momento vivenciado pela pandemia de COVID 19. Tomamos, principalmente, por base os pressupostos teóricos trazidos por Belloni (2001), Paulo Freire (2003), Almeida (2006) Souza (2019) e na Constituição Brasileira. A pesquisa tem caráter qualitativo, e, para a coleta de dados, utilizamos um formulário online com questionário para os professores que atuam na modalidade da EJA. A suspensão das aulas presenciais tornou-se, portanto, um grande desafio para a Educação de modo geral, tendo em vista a falta de preparo do Estado, para além dos componentes curriculares, mas para toda estrutura da(s) a(s) modalidade(s) de ensino, neste sentido, este estudo vem para contribuir com as discussões referentes às políticas em torno da Educação de Jovens e Adultos e, principalmente, os reflexos do isolamento social para os educandos.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_nmclessa.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.