Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6929
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Apresentação de um jogo didático como ferramenta de apoio ao ensino da produção enxuta
Título em inglês: Presentation of a didactic game as an auxiliary tool for teaching learn production
Autor(es): Depexe, Marcelo Dalcul
Dorneles, Juliana Bonacorso
Costa, Adolfo Cesar Figueiredo
Santos, Débora de Gois
Heineck, Luiz Fernando Mählmann
Palavras-chave: Métodos de simulação;Produção enxuta;Programas de aprendizado
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Revista Gestão Industrial
Citação: DEPEXE, M. D. et al. Apresentação de um jogo didático como ferramenta de apoio ao ensino da produção enxuta. Gestão Industrial, Paraná, v. 02, n. 04, p. 140-151, 2006.
Resumo: A utilização de jogos e simulações tem se difundido como ferramenta de apoio ao ensino na última década. O presente trabalho apresenta um jogo didático no qual se realizam simulações para a montagem de carrinhos Lego System®. São abordadas diferentes formas de organização do processo produtivo, o que permite a visualização, por parte dos alunos, de diversos conceitos relativos à produção enxuta em uma situação prática. Como resultado, se obtém a redução do tempo de produção através da avaliação de elementos tais como a distribuição das atividades entre os postos de trabalho, a aplicabilidade de elementos pré-fabricados, a redução de estoques e a redução da área de trabalho. Observa-se que este método de ensino, por meio da realização de simulações, facilita a compreensão de novos conceitos, a exemplo da produção enxuta.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6929
ISSN: 1808-0448
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DECC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_lfmheineck_apresentacao.pdf233,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.