Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6929
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Depexe, Marcelo Dalcul | - |
dc.contributor.author | Dorneles, Juliana Bonacorso | - |
dc.contributor.author | Costa, Adolfo Cesar Figueiredo | - |
dc.contributor.author | Santos, Débora de Gois | - |
dc.contributor.author | Heineck, Luiz Fernando Mählmann | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-10T17:22:45Z | - |
dc.date.available | 2013-12-10T17:22:45Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | DEPEXE, M. D. et al. Apresentação de um jogo didático como ferramenta de apoio ao ensino da produção enxuta. Gestão Industrial, Paraná, v. 02, n. 04, p. 140-151, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-0448 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6929 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Gestão Industrial | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Métodos de simulação | pt_BR |
dc.subject | Produção enxuta | pt_BR |
dc.subject | Programas de aprendizado | pt_BR |
dc.title | Apresentação de um jogo didático como ferramenta de apoio ao ensino da produção enxuta | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A utilização de jogos e simulações tem se difundido como ferramenta de apoio ao ensino na última década. O presente trabalho apresenta um jogo didático no qual se realizam simulações para a montagem de carrinhos Lego System®. São abordadas diferentes formas de organização do processo produtivo, o que permite a visualização, por parte dos alunos, de diversos conceitos relativos à produção enxuta em uma situação prática. Como resultado, se obtém a redução do tempo de produção através da avaliação de elementos tais como a distribuição das atividades entre os postos de trabalho, a aplicabilidade de elementos pré-fabricados, a redução de estoques e a redução da área de trabalho. Observa-se que este método de ensino, por meio da realização de simulações, facilita a compreensão de novos conceitos, a exemplo da produção enxuta. | pt_BR |
dc.title.en | Presentation of a didactic game as an auxiliary tool for teaching learn production | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECC - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_art_lfmheineck_apresentacao.pdf | 233,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.