Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6929
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Apresentação de um jogo didático como ferramenta de apoio ao ensino da produção enxuta |
Title in English: | Presentation of a didactic game as an auxiliary tool for teaching learn production |
Authors: | Depexe, Marcelo Dalcul Dorneles, Juliana Bonacorso Costa, Adolfo Cesar Figueiredo Santos, Débora de Gois Heineck, Luiz Fernando Mählmann |
Keywords: | Métodos de simulação;Produção enxuta;Programas de aprendizado |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Revista Gestão Industrial |
Citation: | DEPEXE, M. D. et al. Apresentação de um jogo didático como ferramenta de apoio ao ensino da produção enxuta. Gestão Industrial, Paraná, v. 02, n. 04, p. 140-151, 2006. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A utilização de jogos e simulações tem se difundido como ferramenta de apoio ao ensino na última década. O presente trabalho apresenta um jogo didático no qual se realizam simulações para a montagem de carrinhos Lego System®. São abordadas diferentes formas de organização do processo produtivo, o que permite a visualização, por parte dos alunos, de diversos conceitos relativos à produção enxuta em uma situação prática. Como resultado, se obtém a redução do tempo de produção através da avaliação de elementos tais como a distribuição das atividades entre os postos de trabalho, a aplicabilidade de elementos pré-fabricados, a redução de estoques e a redução da área de trabalho. Observa-se que este método de ensino, por meio da realização de simulações, facilita a compreensão de novos conceitos, a exemplo da produção enxuta. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6929 |
ISSN: | 1808-0448 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DECC - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_art_lfmheineck_apresentacao.pdf | 233,17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.