Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68972
Tipo: | Dissertação |
Título : | Fundamentos de eletrônica usando multisim live |
Autor : | Moreira, Evandir dos Santos |
Tutor: | Carmona, Humberto de Andrade |
Palabras clave : | Ensino de física;Simulação;Eletricidade |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | MOREIRA, E. S. Fundamentos de eletrônica usando multisim live. 2022. 177 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | É consenso entre professores que um ano letivo com aulas meramente expositivas é para o aluno exaustivo e desanimador, além de colocá-lo em posição de passividade frente ao conteúdo ministrado em sala. A condição de simples receptor de conhecimento é parcialmente interrompida quando o aluno interage e discute se tornando um agente ativo do conhecimento adquirido. Contudo, tal comportamento é, ainda, insuficiente. Uma educação efetiva exige que o aluno vivencie o conteúdo e literalmente “coloque a mão na massa”. Esse pensamento é corroborado pelo MEC quando fala que o Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil, visto que garante aos estudantes a escolha do itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos (Ministério da Educação e Cultura, 2018). Para contorna tais obstáculos, professores mais atenciosos elaboram, dentre outras atividades, aulas nos laboratórios físicos e/ou em simuladores. O objetivo desta dissertação de mestrado consiste em mostrar as potencialidades do simulador Multisim Live e como ele pode ser útil para facilitar o aprendizado dos alunos e excelente ferramenta para auxiliar professores a criar aulas mais interativas e agradáveis. Este trabalho tem por referência o Produto Educacional, que consiste em um livreto com o tema Fundamentos de Eletrônica usando Multisim Live, e o resultado de sua aplicação. Tal produto foi utilizado em duas turmas de terceiro ano do ensino médio, de um total de quatro. As outras duas turmas restantes foram utilizadas para comparar os resultados na aprendizagem dos alunos que fizeram uso do recurso com aqueles que não o fizeram. O método aplicado consistiu em utilizar o software para reforçar os conteúdos de eletricidade, mais especificamente o de eletrodinâmica, expostos previamente em sala durante aulas expositivas. Após as aulas com o Multisim Live todas as turmas responderam a uma lista de questões referentes aos conteúdos vistos em sala e reforçadas no simulador. Os resultados foram satisfatórios e mostraram um acentuado grau de acertos para os alunos que fizeram uso do Multisim Live. A princípio, podemos supor que sua utilização ofereceu benefícios ao aprendizado dos alunos e ao ensino da Física. |
Abstract: | It is a consensus among classes with only lectures is the exhausting student to discouraging, in addition to teachers and experience that allows the entry into content position to the content taught in the classroom. A simple receiver of knowledge condition is changed when the student interacts and discusses about an active agent of acquired knowledge. Such behavior is still abundant. Effective education requires the student to live the content and literally “put his hands on it”. This thought is corroborated by the MEC when it says that the New Education aims to meet the needs of young people, strengthening youth leadership, given that students choose the training itinerary in which they want to guarantee their knowledge (Ministry of Education and Culture, 2018). To circumvent such obstacles, more attentive teachers prepare, among the activities, classes in physical laboratories and/or simulators. The present master's dissertation consists of showing the potential of the Multisim Live simulator and how it can be useful to facilitate student learning and an excellent tool for assistant professors to create more objectives and additional objectives. This work has as reference the Educational Product, which consists of a booklet with the theme Electronics Fundamentals using Multisim Live, and the result of its application. This product was used in two third-year high school classes, out of a total of four. The other two remaining classes were used to compare the learning results of students who used the resources with those who did not. The applied method consists of the software to reinforce the elements of electrical use, more specifically in the use of electrical appliances, previously exposed in the classroom during lectures. After classes with Live, all classes answered a list of questions regarding the contents seen in the classroom and reinforced in the simulator. The results were approved according to the results of the students who took the Multisim Live Principle, we can support that its use was offered to the benefits of student learning and Physics teaching. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68972 |
Aparece en las colecciones: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_esmoreira.pdf | 9,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.