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Tipo: Artigo de Periódico
Título: GPR applied to rigid pavement from Santos Dumont Airport, RJ
Autor(es): Borges, Welitom Rodrigues
Silva, Luís Anselmo da
Cunha, Luciano Soares da
Castelo Branco, Raimundo Mariano Gomes
Farias, Marcio Muniz de
Palavras-chave: Concrete;Rigid pavement;GPR;Concreto;Pavimento rígido
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Geofísica
Citação: BORGES, Welitom Rodrigues; SILVA, Luís Anselmo da; CUNHA, Luciano Soares da; CASTELO BRANCO, Raimundo Mariano Gomes; FARIAS, Marcio Muniz de. GPR applied to rigid pavement from Santos Dumont Airport, RJ. Revista Brasileira de Geofísica, Rio de Janeiro, v. 32, n. 2, p. 225-234, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida usando Ground Penetrating Radar (GPR) para avaliar a estrutura do pavimento r´ıgido do p´atio de manobras de aeronaves do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Brasil. Para isso foram usadas antenas blindadas com frequˆencias de 250 MHz e de 700 MHz. Os dados de GPR foram adquiridos no modo common offset , ao longo de 6 perfis que totalizam 1432 metros de investigac¸˜ao. Para a calibrac¸˜ao da velocidade de propagac¸˜ao da onda eletromagn´etica foram executados trˆes furos de sondagem at´e a profundidade de 1,8 m. Os resultados de GPR possibilitaram o delineamento preciso de refletores relacionados a interfaces geot´ecnicas (espessura do pavimento – revestimento de concreto e do macadame) e geol´ogicas (areia/aterro com entulho), mostrando a eficiˆencia da aplicac¸˜ao deste m´etodo neste estudo de caso
Abstract: This paper presents the results of a research performed by using Ground Penetration Radar (GPR) to evaluate the structure of the rigid pavement of Santos Dumont Airport in Rio de Janeiro, Brazil. The GPR data profiles were acquired with 250 and 700 MHz shielded antennas. The geophysical investigation was performed along of 6 profiles, totaling 1432 meters of GPR sections. For calibration of the speed of propagation of electromagnetic wave were drilled three boreholes until the depth of 1.8 m. The results of GPR allowed the precise delineation of reflectors related to geotechnical interfaces (pavement thickness – concrete slab and macadam) and geological (sand/embankment soil), showing the efficiency of this method in this case study
URI: 0102-261X
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68642
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