Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68269
Tipo: | Livro |
Título: | A Geografia em escolas do campo: contribuições à leitura da geografia escolar no Ceará |
Autor(es): | Oliveira, Alexandra Maria de |
Palavras-chave: | Geografia – Estudo e ensino;Escolas no campo;Movimentos socioterritoriais |
Data do documento: | 2022 |
Instituição/Editor/Publicador: | Imprensa Universitária |
Citação: | A Geografia em escolas do campo: contribuições à leitura da geografia escolar no Ceará. Ebook. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68269. Acesso em: |
Resumo: | A escola do campo é produto da luta camponesa pela terra, da articulação dos movimentos socioterritoriais do/no campo com a sociedade civil e do reconhecimento de uma dividi pública do Estado brasileiro para com as populações do campo. A escola do campo está vinculada aos interesses dos camponeses em se posiciona a favor de um projeto de reforma agrária popular para o campo. O livro tem a preocupação de revelar a Geografia escolar presente em escolas do campo; mostrar como educadores e educandos desenvolvem, intencionalmente, estratégias de gestão e organização, com a pedagogia do movimento que tem por princípio a relação educação e trabalho. No processo, o diálogo, também, se faz com a pedagogia construtivista que tem por princípio o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do caráter propositivo do educando no processo de ensino e aprendizagem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68269 |
ISBN: | 978-85-7485-390-1 |
Aparece nas coleções: | IU - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_liv_amoliveira_.pdf | 3,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.