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Tipo: Tese
Título : Educação ambiental em uma escola de tempo integral ambiental: a construção coletiva de uma trama formativa
Autor : Miranda, Raquel Sales
Tutor: Leite, Raquel Crosara Maia
Palabras clave : Educação Ambiental Freiriana;Educação Infantil;Anos iniciais do Ensino Fundamental;Formação de professores;Conscientização;Environmental Education Freiriana;Early childhood education;Early years of Elementary School;Teacher training;Awareness
Fecha de publicación : 2022
Citación : MIRANDA, Raquel Sales. Educação ambiental em uma escola de tempo integral ambiental: a construção coletiva de uma trama formativa. Orientadora: Raquel Crosara Maia Leite. 2022. 269 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O foco desta pesquisa é a construção coletiva de uma trama formativa que envolve a Educação Ambiental (EA), na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, praticada em uma Escola de Tempo Integral Ambiental. Além da identificação pessoal com a temática de pesquisa, a crise ambiental que se agravou nos últimos anos, no contexto brasileiro, fortaleceu a ideia de pesquisar como os professores têm tratado essas questões nas escolas e como uma formação continuada poderia contribuir para a prática desses docentes. Neste contexto, surgiu o questionamento: Como a conscientização freiriana pode contribuir para a formação dos gestores e das professoras que já realizam ações e práticas de Educação Ambiental na Escola de Tempo Integral Ambiental? Para responder tal questionamento, este trabalho partiu da seguinte tese: A formação inicial dos professores que atuam em Escolas de Currículo Ambientalizado não é suficiente para que eles promovam uma educação ambiental emancipatória e crítica, por isso a formação continuada dos docentes, em uma perspectiva conscientizadora e participativa, contribui para fortalecer essa formação. Assim, o objetivo central desta investigação foi: Analisar o desenvolvimento de uma formação continuada de professoras e gestores em EA, sob a perspectiva da conscientização freiriana, em uma escola pública municipal de tempo integral ambiental. Já os objetivos específicos, foram: 1. Identificar como vem sendo construída a identidade ambiental da Instituição Escolar; 2. Descrever como a EA se efetiva no cotidiano escolar, a partir das práticas das professoras e dos gestores e; 3. Refletir sobre as práticas de EA das professoras e dos gestores da instituição, por meio de uma formação continuada, baseada na conscientização freiriana. A abordagem desta pesquisa foi qualitativa e o método utilizado foi a Pesquisa-ação-participante. Este estudo foi realizado em uma Escola de Tempo Integral Ambiental e, para o levantamento dos dados, foram utilizadas a análise documental, a entrevista semiestruturada, o questionário e a observação participante. Após o levantamento das temáticas de interesse para a formação das professoras e dos gestores da Escola de Tempo Integral Ambiental, foram realizadas 20 horas de atividades formativas, pelo Google Sala de Aula, e 20 horas de encontros síncronos, pelo Google Meet, para um público-alvo de 19 participantes (16 professoras e 3 gestores). A partir da Análise Textual Discursiva (ATD), emergiram como categorias finais de análise: a formação da identidade ambiental da instituição escolar; as reflexões sobre as práticas de EA na Instituição Escolar; a construção do inédito viável. Com o desenvolvimento da pesquisa, percebemos que a identidade ambiental da instituição escolar se constitui como uma trama ainda em construção, e alguns fatores dificultam o fortalecimento da identidade ambiental da escola, como sua classificação enquanto Escola de Tempo Integral, a pouca presença da EA nos documentos escolares e a carência da formação inicial e continuada em relação à EA. Assim, apesar da escola estar conseguindo estabelecer uma trama ambiental, alguns pontos ainda não estão bem estabelecidos. Em relação a EA praticada no ambiente escolar, percebemos que a EA está presente na instituição de diferentes formas, no entanto, há um foco na EA conservacionista e pragmática. Assim, entendemos que ainda era preciso avançar um pouco mais em relação a reflexão sobre a Educação Ambiental Freiriana (EAF). Desta forma, foram oportunizados diversos momentos para que os participantes pudessem refletir sobre suas ações de EA, de forma a possibilitar que eles fossem chegando no nível tomada de consciência a partir da denúncia das situações-limite enfrentadas na realização da EA no ambiente escolar. E finalmente, visando alcançar a última etapa da conscientização freiriana, os participantes da formação construíram uma Agenda Ambiental para a instituição escolar. Percebemos alguns indícios de avanço da consciência dos participantes em relação a percepção mais complexa do meio ambiente, da importância da política, da dialetização e da abordagem freiriana na Educação Ambiental. No entanto, entendemos que apesar da conscientização ser facilitada nas discussões coletivas, ela é um processo que ocorre de forma diferente para cada indivíduo. Ressaltamos que a trama que foi se construindo não finaliza com a publicação desta tese, ela terá continuidade nas ações do Projeto de Extensão vinculado à Pró- Reitoria de Extensão-UFC e ainda podem ser realizados trabalhos futuros que envolvam práticas de EA com as crianças e atividades focadas no Parque Estadual do Cocó.
Abstract: The focus of this research is the collective construction of a formative web that involves Environmental Education (EE), in Kindergarten and Early Years of Primary Education, practiced in a Full Time Environmental School. Besides the personal identification with the research theme, the environmental crisis that has worsened in recent years in the Brazilian context has strengthened the idea of researching how teachers have dealt with these issues in schools and how a continuing education could contribute to the practice of these teachers. In this context, the question arose: How can freirean awareness contribute to the training of managers and teachers who already perform actions and practices of Environmental Education in Full Time Environmental School? To answer this question, this work started from the following thesis: The initial training of teachers who work in Environmentally Curricular Schools does not give support for them to promote an emancipatory and critical environmental education, so the continuing education of teachers, in a perspective of awareness and participation, contributes to strengthen this training. Thus, the central objective of this research was: To reflect on the development of a continuing education for teachers and managers in EE, from the perspective of freirean awareness, starting from the understanding of how it develops EE in a municipal full-time environmental public school. The specific objectives were: 1. to identify how the environmental identity of the school has been built; 2. to verify how the EE is effective in everyday school, from the practices of teachers and managers and; 3. to reflect on the practices of EE teachers and managers of the institution, through a continuing education, based on freirean awareness. The approach of this research was qualitative and the method used was action research-participant. This study was carried out in a Full-Time Environmental School and, for data collection: document analysis, semi-structured interview, questionnaire and participant observation. After the survey of the themes of interest for the formation of teachers and managers of the Full-Time Environmental School, 20 hours of formative activities were carried out through Google Classroom, and 20 hours of synchronous meetings through Google Meet, for a target audience of 19 participants (16 teachers and 3 managers). From the Textual Discourse Analysis (TDA), emerged as final categories of analysis: the formation of environmental identity of the school institution; reflections on the practices of EE in the School Institution; the construction of the viable unpublished. With the development of research, we realize that the environmental identity of the school institution is constituted as a web still under construction, and some factors hinder the strengthening of environmental identity of the school, such as its classification as a Full-Time School, the little presence of EE in school documents and the lack of initial and continuing education in relation to EE. Thus, although the school is managing to establish an environmental fabric, some points are not yet well established. In relation to as practiced in the school environment, we noticed that As is present in the institution in different ways, however, there is a focus on conservationist and pragmatic EE. Thus, we understood that it was still necessary to advance a little more in relation to the reflection on The Freiriana Environmental Education (FEE). Thus, several moments were opportunistic so that the participants could reflect on their actions of EE, in order to enable them to be reaching the level of awareness from the denunciation of the limit situations faced in the realization of EE in the school environment. And finally, in order to achieve the last stage of Freiriana awareness, the participants of the formation built an Environmental Agenda for the school institution. We noticed some indications of advances in the participants' awareness regarding the more complex perception of the environment, the importance of politics, dialetization and the Freriana approach in Environmental Education. However, we understand that although awareness is facilitated in collective discussions, it is a process that occurs differently for each individual. We emphasize that the plot that was built does not end with the publication of this thesis, it will continue in the actions of the Extension Project linked to the Pro-Rectory of Extension-UFC and can still be carried out future work involving EE practices with children and activities focused on the ‘Parque Estadual do Cocó’.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68244
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

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