Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68090
Tipo: TCC
Título : Práticas de leitura no 3º ano do ensino fundamental no contexto da pandemia da COVID-19 no município de Paraipaba - Ceará
Autor : Cordeiro, Victor Mendes
Tutor: Gomes, Adriana Leite Limaverde
Palabras clave : Leitura;Práticas;Ensino remoto
Fecha de publicación : 2021
Citación : CORDEIRO, Victor Mendes. Práticas de leitura no 3º ano do ensino fundamental no contexto da pandemia da COVID-19 no município de Paraipaba - Ceará. Orientadora: 2021. 39 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho objetivou analisar as práticas de leitura de professores do 3o ano do Ensino Fundamental durante o ensino remoto no contexto da Pandemia da Covid-19 no município de Paraipaba – Ceará, buscando identificar especificamente os gêneros textuais escolhidos pelos professores para a utilização no trabalho pedagógico, os tipos de atividade de leitura propostas e averiguar os materiais e recursos utilizados para o desenvolvimento da leitura das crianças. Fundamentou-se sobre o conceito de leitura, a apropriação e o desenvolvimento da leitura, práticas de leitura e práticas de leitura no ensino remoto, a partir das contribuições de autores como: Silva (1999), Solé (2003), Koch e Elias (2006), Kleiman (2014), entre outros. Participaram da pesquisa duas professoras do 3o ano do Ensino Fundamental de escolas de bairros vizinhos da zona rural do município de Paraipaba-Ceará. Os procedimentos metodológicos compreenderam a aplicação de um questionário via WhatsApp e a análise de planos de aula das professoras participantes. Analisamos os dados com base nas práticas das professoras e os materiais e recursos usados por elas para o desenvolvimento da leitura. Verificamos que o ensino remoto trouxe inúmeras dificuldades para o ensino de leitura, mas isso não impediu que as professoras adotassem boas práticas de ensino. No entanto, cabe destacar que identificamos significativas diferenças entre as práticas das duas professoras. Concluímos que a pandemia evidenciou ainda mais as desigualdades sociais interferindo no acesso dos alunos as atividades de leitura propostas pelas professoras
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68090
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_vmcordeiro.pdf911,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.