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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Adriana Leite Limaverde-
dc.contributor.authorCordeiro, Victor Mendes-
dc.date.accessioned2022-09-08T16:01:55Z-
dc.date.available2022-09-08T16:01:55Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Victor Mendes. Práticas de leitura no 3º ano do ensino fundamental no contexto da pandemia da COVID-19 no município de Paraipaba - Ceará. Orientadora: 2021. 39 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68090-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPráticaspt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titlePráticas de leitura no 3º ano do ensino fundamental no contexto da pandemia da COVID-19 no município de Paraipaba - Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetivou analisar as práticas de leitura de professores do 3o ano do Ensino Fundamental durante o ensino remoto no contexto da Pandemia da Covid-19 no município de Paraipaba – Ceará, buscando identificar especificamente os gêneros textuais escolhidos pelos professores para a utilização no trabalho pedagógico, os tipos de atividade de leitura propostas e averiguar os materiais e recursos utilizados para o desenvolvimento da leitura das crianças. Fundamentou-se sobre o conceito de leitura, a apropriação e o desenvolvimento da leitura, práticas de leitura e práticas de leitura no ensino remoto, a partir das contribuições de autores como: Silva (1999), Solé (2003), Koch e Elias (2006), Kleiman (2014), entre outros. Participaram da pesquisa duas professoras do 3o ano do Ensino Fundamental de escolas de bairros vizinhos da zona rural do município de Paraipaba-Ceará. Os procedimentos metodológicos compreenderam a aplicação de um questionário via WhatsApp e a análise de planos de aula das professoras participantes. Analisamos os dados com base nas práticas das professoras e os materiais e recursos usados por elas para o desenvolvimento da leitura. Verificamos que o ensino remoto trouxe inúmeras dificuldades para o ensino de leitura, mas isso não impediu que as professoras adotassem boas práticas de ensino. No entanto, cabe destacar que identificamos significativas diferenças entre as práticas das duas professoras. Concluímos que a pandemia evidenciou ainda mais as desigualdades sociais interferindo no acesso dos alunos as atividades de leitura propostas pelas professoraspt_BR
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