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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68083
Tipo: | TCC |
Título : | Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): um mecanismo do novo gerencialismo público na educação |
Autor : | Carvalho, Maspoli Igor Fontenele de |
Tutor: | Mello Neto, Ruy de Deus e |
Palabras clave : | BNCC;Neoliberalismo;Novo Gerencialismo Público;Educação |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | CARVALHO, Maspoli Igor Fontenele de. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): um mecanismo do novo gerencialismo público na educação. 2022. 48 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho pretende discorrer sobre o processo de transformação do Estado brasileiro aos moldes do Novo Gerencialismo Público (NGP), aprofundando a leitura sobre o processo de criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto documento legal e obrigatório, funcionando como um instrumento de gestão e transformação da escola pública aos moldes do capitalismo contemporâneo. Para tanto, a partir de uma análise bibliográfica com foco na compreensão das mudanças do sistema capitalista na metade da década de 1970, com o declínio do keynesianismo e com o início do modelo de acumulação flexível (toyotismo) e do neoliberalismo, se discutirá as grandes transformações na noção de Estado com o NGP, bem como da educação pública. Ao fim, os resultados apontam para a BNCC surgindo como mais um mecanismo de regulação e padronização dos sistemas escolares, em nome de uma suposta eficiência que alimenta ainda mais a lógica de mercado estimulada pelos resultados de avaliações de larga escala. |
Abstract: | The present work intends to discuss the process of transformation of the Brazilian State along the lines of the New Public Management (NGP), deepening the reading on the process of creation of the National Common Curricular Base (BNCC), as a legal and mandatory document, functioning as an instrument of management and transformation of the public school to the frames of contemporary capitalism. Therefore, based on a bibliographical analysis focused on understanding the changes in the capitalist system in the mid-1970s, with the decline of Keynesianism, with the beginning of the flexible accumulation model (Toyotism) and neoliberalism, the great transformations in the concept of State with the NGP, as well as public education. In the end, the results point to the BNCC emerging as another mechanism for regulating and standardizing school systems, in the name of a supposed efficiency, which further feeds the market logic of the results of large-scale evaluations. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68083 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
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