Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68028
Type: TCC
Title: A participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020)
Authors: Barros, Yasmin da Silva
Advisor: Mello Neto, Ruy de Deus e
Keywords: Ensino Superior;Iniciação Científica;Ações afirmativas;Desigualdades
Issue Date: 2022
Citation: BARROS, Yasmin da Silva. A participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020). Orientador: Ruy de Deus e Mello Neto. 2022. 60 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), tendo como uma das principais categorias de análise a observação dos impactos da lei no 12.711 de 2012 (Lei de cotas) em sua constituição. A partir de uma análise descritiva de dados, observaram-se as informações de 566 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), dos quais se deu foco aos 61 bolsistas PIBIC dentro do recorte temporal de 2017.1 a 2020.1. O banco de dados foi construído com informações demográficas, socioeconômicas e acadêmicas dos discentes, a partir da junção de informações do currículo lattes e dos Encontros Universitários da UFC à pesquisa realizada pela Faculdade de Educação durante a pandemia da Covid-19. Os principais resultados encontrados apontam para: (1) a participação em maior número dos estudantes não cotistas; (2) uma expressiva participação entre os bolsistas cotistas de discentes com critério racial; (3) baixa participação de estudantes cotistas com deficiência; (4) perfil de discentes majoritariamente de baixa renda. Dessa forma, observou que há uma participação representativa da maioria dos grupos de cotistas, no entanto, mesmo que em proporções diferentes, as desigualdades de acesso entre bolsistas cotistas e não cotistas no PIBIC são evidentes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68028
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_ysbarros.pdf956,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.